Marcadores

14 de junho de 2012

O “CUMPADI” JERRY ADRIANI


No último sábado do mês de maio, estivemos na simpática e acolhedora cidade de Cosmópolis (SP), a fim de acompanhar o show do amigo e ídolo da “Jovem Guarda”, o grande Jerry Adriani. Uma “figura” simpática; simples; carismática; atenciosa; marcas que o acompanham nestes 48 anos de estrada.

Assim que chegamos no hotel, constatamos uma equipe de TV no rol de entrada, quando de repente aparece Jerry, embaralhado entre a surpresa em me ver e a preocupação de ter perdido sua mala de viagem, que somente momentos depois soubemos que havia ficado em sua casa no Rio de Janeiro. Você imaginou uma pessoa esquecer a própria mala de roupas e pertences pessoais? “Não poderia ter sido outro, senão ele mesmo”, brincou Vadinho da Costa, seu baterista inseparável.

Após a entrevista conversamos sobre as razões dele ter ficado fora do documentário “O Início, O Fim e O Meio” (lançamento do filme que retrata a história de Raul); da incrível vitalidade do bluesman B.B. King com seus 87 anos de idade; de algumas passagens de sua carreira; e dos seus projetos, incluindo o livro que ele vem escrevendo há mais de 10 anos. “Está parecendo uma bíblia com tantas páginas e informações”, confessou ironizando num tom de desculpas pela cobrança e atraso.

Questionado pela febre de alguns sucessos repentinos e avassaladores que assolam a mídia, ele começa a cantar o hit de Michel “Teló(go)”, antes mesmo de adentrarmos para um pré descanso.

A noite estava perfeita, onde na busca de uma “vitamina”, nos perdemos na “capital do hot-dog” (apelido que demos a cidade diante de quase toda esquina ter um trailler de cachorro quente), até que por sorte do destino avistamos a Van e a seguimos até o interior do evento.

Show Cosmópolis/SP, 26.05.2012. Crédito KCR.

Dentro do camarim, entre um “belisco” e outro, com direito inclusive a um cuscuz que mais parecia uma sopa, vimos várias senhoras emocionadas tirando fotos e colhendo autógrafos, além de um poeta que se dispôs a ler um trecho do capítulo do seu livro recém-lançado em sua homenagem, diante do cantor não portar seus óculos, esquecido juntamente com os pertences no Rio, tornando o momento único e ao mesmo tempo hilário.

Acompanhado por sua “jurássica e lendária” banda, no palco foram praticamente 1 hora e meia, com direito aos seus principais sucessos, interpretações de canções italianas que marcaram o início de sua carreira, clássicos de Elvis Presley, e outras em homenagem ao amigo e “cumpadi” Raul Seixas, demonstrando grande performance e interatividade constante com a platéia.

No final da noite, o cantor não escondeu sua ansiedade quanto ao show que realizará no próximo dia 20 de junho aqui no SESC São Carlos, onde independente de reprisarmos alguns destes momentos pessoais, certamente o público desta denominada “capital da tecnologia” poderá conferir um dos mais conceituados, respeitados, dinâmicos e talentosíssimos artistas em atividade na nossa MPB.

Felizmente ou infelizmente não comemos nenhum cachorro quente, mas encontramos a “vitamina”, voltando no dia seguinte, na certeza que desfrutamos de um tempo essencial, externo a uma realidade que muitas vezes insiste em se apresentar com suas garras impiedosas e cruéis.

16 comentários:

  1. Estarei nessa com certeza, mesmo sendo as 4 da tarde. Que horário ruim é esse que o sesc arrumou. Enfim, mais esta para lembrarmos de Raul Seixas e da obra intacta de Jerry.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O PROJETO DO SESC É MUITO INTERESSANTE, POIS VISA ATENDER PESSOAS IDOSAS, TERCEIRA IDADE, ENTRE OUTROS. LOGICAMENTE O PÚBLICO DO JERRY ADRIANI É VARIADO, MAS COMO O MOACIR FRANCO FOI UM GRANDE SUCESSO, TENDO SEU SHOW COM LOTAÇÃO MÁXIMA NA PARTE DA TARDE, A MESMA LINHA FOI SEGUIDA COM SENSATEZ PELA DIREÇÃO DA UNIDADE.

      Excluir
  2. Anderson (Andróide)14 de junho de 2012 às 10:46

    Novamente atração que faz a diferença e mostra que S. Carlos se preocupa com a cultura do seu povo.

    ResponderExcluir
  3. Fabrício, de Jaú p/Mundo.14 de junho de 2012 às 10:47

    Vc é um cara de muita sorte. Ter a amizade e compartilhar momentos com o padrinho de Raul Seixas, não é para qualquer um mesmo. Valeu Alex. Um abraço deste seu amigo de sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBRIGADO FABRÍCIO.

      APESAR DE SER UM ARTISTA RECONHECIDO EM TODO PAÍS, JERRY ADRIANI É UMA PESSOA FANTÁSTICA REALMENTE, BASTANTE SIMPLES, CARISMÁTICO, HUMANO, ATENCIOSO E COM OUTRAS QUALIDADES QUE NEM SEMPRE SÃO VISTAS NESTA CLASSE, APESAR DE TER MUITA GENTE BOA. UM FORTE ABRAÇO.

      Excluir
  4. Cheguei a ver um show do Jerri em São Paulo nos anos 90, onde ele imitava muito o Elvis e foi inesquecível. O cara manda muito bem. Uma verdadeira lenda viva da Jovem Guarda, do Rock, da canção italiana, da música popular, e que jamais se vendeu aos modismos.

    ResponderExcluir
  5. ESTAREI LÁ - COM CERTEZA (COM CERVEJA) HUAHUAUAUHUA.

    ResponderExcluir
  6. ADORO O JERRY ADRIANI E TODOS DA JOVEM GUARDA. AMIGO, MUITO BOM ESTE POST. ESTE SHOW NÃO TEM COMO PERDER. NÃO VAI FAZER IGUAL AO SHOW DO ZÉ GERALDO E NÃO APARECER HEIN. TE ESPERO LÁ NA PORTA DO CAMARIM PARA VOCÊ ME APRESENTAR A ELE. SE PISAR NO TOMATE EU TE BUSCO NEM QUE FOR NOS QUINTOS DOS INFERNOS KKKK. VOCÊ ESTÁ AVISADO KKKK.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Miltinho, provavelmente terá de buscá-lo no aconchegante "Quinto dos Infernos"... Doc. Alexandre, assim como o Robertão (Roberto Carlos), refugia-se na 'Urca', de onde avista os Amigos e Inimigos à sua espera!

      Lá ele se entretem com Whyskey, Marlboro e Discos de Rock... talvez um dia ele saia de lá, e nos dê o prazer de sua companhia... mas, por enquanto, ele segue no aconchego dos "quintos" (a 'Urca').

      Excluir
    2. AMIGOS MILTINHO E "TEEAGO",

      ISSO É UM COMPLÔ CONTRA A MINHA PESSOA. VOCÊS SE UNIRAM E ESTÃO CONSPIRANDO NO SENTIDO DESTE MEU "REFUGO", O QUAL JAMAIS EXISTIU (RS). ESSE NEGÓCIO DE "URCA" É UMA GRANDE MENTIRA, ATÉ PORQUE MEUS VERDADEIROS(AS) AMIGOS(AS) ESTÃO SEMPRE PRESENTES.

      QUANTO AO SHOW DO ZÉ GERALDO HOUVE UM PROBLEMA DE AGENDA (RS), ONDE A MINHA ASSESSORIA FALHOU POR INCOMPETÊNCIA MOMENTÂNEA (RS).

      ABRAÇOS A VOCÊS DOIS.

      Excluir
  7. Grande Alexandre, Grande "cumpadi" Jerry, que não é o Lee Lewis, mas foi "cumpadi" do mais corrosivo gênio que a merda da MPB já pariu. Puta que pariu, show do Jerry às 4 da tarde e eu estarei trabalhando feito um boi, sem chance de ver o cumpadi cantar velhos e eternos sucessos. Adoro o Jerry e acho que este país de bosta não lhe confere o devido valor e respeito. O Documentário O Início, O Fim e o Meio, pecou demasiadamente em não conceder ao Jerry o espaço merecido. O Jerry trata-se de um artista completo e de um ser humano acima de qualquer suspeita. Raul devia muito ao Jerry, que o trouxe para o Rio, deu-lhe emprego e a chance de ser o que foi. Pessoa iluminada que sonho conhecer pessoalmente. Gostaria de dar ao Jerry um exemplar de meu livro Dossiê Raul Seixas e não tenho como fazê-lo, pois o trabalho me impede de estar no Sesc no próximo dia 20 de junho. Me sinto bem triste ao presenciar a falta de respeito que os meios musicais brasileiros têm em relação ao trabalho magnânimo do Jerry e de outros artistas de grande importância para a historiografia da música brasileira. Mas peço a você, meu velho amigo, que envie ao Jerry minhas mais sinceras palavras de sucesso absoluto, abraços e parabéns por tudo o que ele fez e representa pra nossa aguada MPB, que está fodida com sucessos passageiros e imberbes, tais como Michel Teló(go) e quetais. Diga ao Jerry que o Raul está eufórico lá em cima torcendo por ele e eu aqui morrendo de inveja de todos os que poderão assistir a este show memorável de um dos maiores ícones da música brasileira e da Jovem Guarda. Jerry, que não é o Lee Lewis, mas é maior e às vezes é Renato Russo, é Elvis, é Raul, é italianíssimo, é Jovem Guarda e é puro rock. Jerry Adriani, que ninguém se engane, pois o cara é um dos mais perfeitos intérpretes da música brasileira e mundial. Beijos em seu coração Jerry e que Deus ilumine sua estrada e sua vida. Sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "VELHO" ISAAC,

      REALMENTE JERRY É UM DOS MAIORES ÍCONES DA MÚSICA BRASILEIRA E DA JOVEM GUARDA. UMA LENDA VIVA E ATUANTE, COM SUAS QUALIDADES MUSICAIS E DE INTÉRPRETE, SEJA DE HITS NACIONAIS, QUANTO DE CLÁSSICOS INTERNACIONAIS. ADMIRADO E RESPEITADO POR RAUL SEIXAS, RENATO RUSSO, WANDERLÉA, ERASMO, ENTRE TANTOS OUTROS ARTISTAS RENOMADOS. MESMO CONSAGRADO NÃO ABRE MÃO DE LEVAR SUA ARTE DE NORTE A SUL DO PAÍS.

      OBRIGADO PELAS PALAVRAS E POR TODO INCENTIVO EXPOSTOS NOS MAIS VARIADOS POST'S DESTE BLOG.

      Excluir
  8. SHOW IMPERDÍVEL. PENA QUE O HORÁRIO NAO AJUDA. O JEITO VAI SER DAR BALÃO NO TRABALHO RSRSRSR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SÉRGIO,

      ESPERO QUE SEU PATRÃO NÃO ESTEJA VENDO ESTE BLOG (RS). IMAGINOU SE VOCÊ ENCONTRÁ-LO NO SESC? VOCÊ DIZ QUE ESTÁ DOENTE E ELE DIZ QUE TEM UMA REUNIÃO. A ALTERNATIVA SERÁ COMPARTILHAR COM ELE O MESMO SHOW, TOMAR UMAS "VITAMINAS" E PONTO FINAL.

      Excluir
  9. peter_lo98@hotmail.com14 de junho de 2012 às 16:33

    IMAGINA O JERRY ADRIANY IMITANDO MICHEL THELÓ? GRANDE CANTOR QUE MERECE TODA O CARINHO DE QUEM ESTIVER ACOMPANHANDO O SHOW.

    ResponderExcluir
  10. SÓ O JERRY PARA ESQUECER A MALA, OCULOS, DINHEIRO, CAMISA. IMAGINOU SE ELE FOSSE IGUAL AO ROBERTO CARLOS QUE SÓ CANTA COM O MICROFONE DE CABICEIRA? NÃO TERIA UM SHOW DELE EM LUGAR NENHUM KAKAKAKA - GRANDE PESSOA, GRANDE ARTISTA, GRANDE INTPÉRPRETE DA NOSSA MPB

    ResponderExcluir