Marcadores

21 de junho de 2012

"PULA A FOGUEIRA IAIÁ"

Num destes finais de semana, estive na festa junina de uma escola particular, onde houve as apresentações infantis dos alunos, sabendo que presenciaria algumas situações surreais e interessantes. Não deu outra!

Logo na chegada, talvez por pedir desconto do ingresso, pelas roupas que trajávamos, pelos sorrisos debochados, ou pela reunião de todos estes elementos, imediatamente senti aqueles olhares de repúdios, amenizados pela primeira lata de cerveja servida.

O “arraiá”, a culinária, os brinquedos, os trajes típicos, se misturavam com a imponência de muitos casais que por si só comprovavam uma harmonia maculada, o famoso “estou agüentando enquanto posso, por conveniência”. Não precisava de nenhum psicanalista freudiano ao meu lado para chegar a esta “triste” conclusão. Mas o que eu tenho a ver com isso? Nada.

Por um instante procurei a fogueira, a qual não existia, vindo na minha cabeça àquela tradicional música: “Pula a fogueira iaiá; Pula a fogueira ioiô; Cuidado para não se queimar; Olha que a fogueira já queimou o meu amor”.

Além das danças sincronizadas de cada sala, passei pelo tradicional discurso de apresentação, as centenas máquinas fotográficas batendo nas cabeças de quem estava ao lado numa disputa de espaço palmo a palmo, os elogios falsos de uma mãe para com a outra, as ansiedades dos “rechonchudos” frente às diversas guloseimas que era desde o churrasquinho a maçã do amor, e os descontentamentos de quem foi selecionado a organização do evento.


Incrível como as quadrilhas não mudam, me fazendo lembrar quando eu ainda era um “pivete” em Guarulhos, “há dez mil anos atrás”, todo pintado, com aquela calça remendada, o chapéu de palha que coçava incomodando a cabeça, enquanto meu velho pai se esbaldava em “vitaminas etílicas”, frente a esta cena que hoje estou descrevendo. Os papéis se inverteram. Hoje sou eu que estou vendo os desfiles da miss e mister caipirinha, enquanto os pais pescam presentes inúteis para os seus filhos na barraquinha, enquanto outros sem condições passam vontade de um mero pacote de pipoca (doce ou salgada, ficando ao critério de quem pode pagar).

Voltando a realidade, ainda me surpreendi vendo o semblante da maioria, onde por si só revelavam que preferiam estar em qualquer outro local, exceto onde realmente estavam, demonstrando aquele ar de insatisfação, sem o menor disfarce, normalmente acompanhado pela mãe, tios e outras companhias desagradáveis para um sábado a tarde. Adoro ficar analisando o comportamento humano.

O importante é saber que festa junina é como carnaval, natal, páscoa e outras datas “maravilhosas”, ou seja, todo ano tem. Disseram-me que em 2013, provavelmente, será no mês de junho. Até lá!

21 comentários:

  1. A quadrilha com o tempo vai mudando o sentido rrrsss. Muito bom. Força, paz, sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ÓTIMO TROCADILHO. OBRIGADO PELOS VOTOS, PRINCIPALMENTE DE PAZ.

      Excluir
  2. IMAGINA VOCÊ VESTIDO DE CAIPIRINHA NA INFÃNCIA? DEVE TER FICADO LINDO! UM BEIJO E NÃO ESQUEÇA QUE ADORAMOS MUITO VOCÊ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SANDRINHA,

      COM CERTEZA NÃO ERA NADA LINDO. PODERIA SER ENGRAÇADO, SURREAL. TAMBÉM ADORO MUITO TODOS VOCÊS.

      Excluir
  3. Todos os anos eu tenho que passar por isso. Festa Junina, dia dos pais, da mãe, da pqp que a escola sempre inventa. Isso é pra acabar com a paciência de quem ainda paga a mensalidade. Deveria ser proibido este tipo de coisas kkkkk. Que meus filhos não ouça - ou não leia kkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SÉRGIO,

      TENHA UM POUCO MAIS DE PACIÊNCIA, E PENSE QUE SÃO APENAS ALGUNS MOMENTOS (RS). SEUS FILHOS MERECEM, E ME PASSE OS E-MAILS DELES PARA QUE EU POSSA REPASSAR ESTE SEU DEPOIMENTO (RS). UM ABRAÇO.

      Excluir
  4. No show do Zeca Baleiro você não foi? E vai em festa junina. Não estou entendendo mais nada rrrrrsssss. Vc teve sorte que eu não sabia onde era os quintos dos infernos para te buscar rrrrssss. Abraço amigo e quando quiser sair da toca, mande uma mensagem, nem que seja de fumaça rrrrrsssss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MILTINHO,

      ALGUNS PROBLEMAS ME IMPEDIRAM DE ESTAR PRESENTE NESTE SHOW DO ZECA BALEIRO. ESTAVA JUSTAMENTE MEXENDO A COLHER NO CALDEIRÃO DO "DEMO", ONDE NÃO PODERIA PARAR, SENÃO PODERIA GRUDAR O "ANGU" NA FAMOSA "PANELA DO DIABO" (RS).

      CERTAMENTE NA PRÓXIMA ESTAREI PRESENTE.

      UM FORTE ABRAÇO.

      Excluir
  5. Se for no mês de julho será festa julina kkkkk. Descreveu com precisão o teor desta festa. Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. As festas juninas de verdade somente vi no nordeste do Brasil. O que fazem por aqui é apenas para ingles ver, criança e somente em escola. Uma porcaria que foge das tradições.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CARO ALVARES,

      TODOS AQUELES QUE PUDERAM VIVENCIAR E CURTIR FESTAS JUNINAS DO NORDESTE BRASILEIRO, POSSUEM ESTA MESMA VISÃO, A QUAL VOCÊ DESCREVE COM PROPRIEDADE NESTE COMENTÁRIO.

      COM CERTEZA A TRADIÇÃO, A CULTURA E TUDO QUE ENVOLVE AS FESTAS JUNINAS NÃO SE COMPARAM AS REALIZADAS AQUI NO SUDESTE.

      QUEM SABE NO PRÓXIMO ANO PODEREI VIVENCIAR ISSO EM OLINDA, RECIFE, AO INVÉS DE ESCOLINHA INFANTIL! (RS).

      OBRIGADO PELA PARTICIPAÇÃO.

      Excluir
  7. Como é bom saber que vc está bem; que está superando uma fase; sem esquecer que depois do fracasso vem o sucesso; sem dar ouvidos as críticas destrutivas; mesmo que seja em festa junina, parque de diversão ou na praça. Estou aqui amigo, sempre aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VELHO AMIGO RICK,

      OBRIGADO PELAS PALAVRAS, SENDO RECÍPROCA ESTA AMIZADE. O AMOR SUPERA TUDO, MESMO QUE MUITOS NÃO ACREDITEM NISSO. INFELIZMENTE! UM CARINHOSO ABRAÇO E TAMBÉM ESTAREI SEMPRE A SUA DISPOSIÇÃO, JAMAIS ESQUECENDO QUE "NUNCA SE VENCE UMA GUERRA LUTANDO SOZINHO".

      Excluir
  8. Adoro a inocencia das crianças em celebrações como esta que você de forma acertada colocou sua visão. Chega um momento na vida que esta inocência fica no passado e tudo perde a graça. É a vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LI,

      VOCÊ DISSE TUDO EM POUCAS PALAVRAS. A INOCÊNCIA E A SINCERIDADE DAS CRIANÇAS JAMAIS PODEM SER VISTAS QUANDO ATINGEM UMA CERTA IDADE. COMO VOCÊ DISSE: "É A VIDA", ONDE TEMOS QUE APRENDER DIARIAMENTE.

      UM BEIJO E OBRIGADO PELA PARTICIPAÇÃO.

      Excluir
  9. A maioria estão em festas dessas por obrigação, imposto por um sistema que voce tem que se adaptar, senão é taxado de antisocial.

    ResponderExcluir
  10. Alex, no ano que vem vou fazer uma festa junina e você será o primeiro a ser convidado. Não aceito desculpas. kkkkkkk. Terá que vir a caráter kkkkkk. Quero só ver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. COM CERTEZA ESTAREI PRESENTE, MAS COM UMA OBSERVAÇÃO: QUERO SER O NOIVO DA QUADRILHA. OK? (RS). ROUPA EU JÁ TENHO (RS). UM ABRAÇÃO.

      Excluir
  11. Senão fosse as vitaminas etílicas não tinha como suportar huahauauahau. Vc também não queria estar em outro local ao inves de estar na festinha junina? Diz a verdade? huahua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JAMAIS ESTARIA EM QUALQUER LUGAR DE FORMA CONTRARIADA, MESMO SENDO EM FESTA JUNINA. RESPONDI? (RS).

      Excluir
  12. As pessoas nem ao menos sabem o q realmente significam as festas juninas passam somente por uma repetição de costumes por isso que ficam com caras de "queria estar em qqr lugar que não fossem esse", os prof tbm pecam demais pela falta de orientação as nossas crianças que por si só acham que são meras danças culturais ... nosso futuro está perdido entre nessas diversas situações de comilança de doces e bebidas, "típicas" de que mesmo ?? Pensem, repensem o tal ensinar está onde mesmo ?? Eu como prof que me importo com os alunos tenho plena consciencia de que não é repetir e sim fazer a diferença, não faço igual adoro ser diferente !!
    Festas juninas foram os meios q os caipiras tiveram de agradecer os "santos" pelas boas colheitas, e ofereciam os pratos feitos por eles com os alimentos ali por eles mesmos plantados , portanto é agradecimento e nao momento de chatice e sim alegria !! Fica a dica !!! Bju Alexandre bom poder compartilhar essas coisas ...

    ResponderExcluir