Marcadores

28 de junho de 2012

"AQUI NINGUÉM ENTRA"


Minha situação está mais difícil que entrevistar o João Gilberto. Missão praticamente impossível. Tem momentos na vida que penso em desistir, jogar tudo para o alto, sumir neste mundão de meu Deus igual ao Belchior. Quem já não pensou nisso? A questão primordial é que a coerência retorna ao meu ser, por ter coisas que ainda valem a pena, e estes desejos sempre ficam estacionados, no segundo plano.


Natural surgir àquelas pessoas que dizem: “Calma, pois tudo isso é uma fase. Logo vai passar”. Sinceramente eu ouço isto há mais de vinte anos. Quem sabe em 2017?

Falando em João Gilberto, apesar de não me identificar com sua obra musical, cada vez mais admiro a sua pessoalidade, a sua reclusão, a distância que este artista mantém da mídia, estendendo inclusive aos seus familiares, amigos e produtores. Os vizinhos não o vêem, e a avistar a janela de seu apartamento aberta é praticamente impossível nestes últimos dez anos que reside no Leblon, bairro nobre da zona sul carioca.

Imagina um homem de 80 anos, que até pouco tempo atrás mantinha um empregado na recepção do edifício, a fim exclusivamente de receber seus pedidos, como refeições delivery’s, jornais, refrigerantes e vinhos importados?

Dizem que João Gilberto está preste a ser despejado, pelo simples fato de negar acesso de pedreiros em seu apartamento, onde o locador precisa fazer reparos necessários nos banheiros, por problemas de umidades e vasos sanitários que vazam constantemente. Questionado pelo síndico e pelo zelador, pelo interfone resumiu que a casa é dele, e só deixa entrar quem ele quiser. Alguém se habilita a enfrentá-lo?

Além de todas as excentricidades que publicamente todos conhecem, seu carro é um monza, grafite, modelo 1987. Isso mesmo! Modelo 1987, o qual é uma de sua paixão, onde nunca sai da garagem do prédio.

Situações como estas me intrigam, me desperta uma curiosidade imensa. Às vezes me pergunto: Será que ele cansou de tudo? Apenas uma defesa necessária? Estaria com síndrome do pânico? Ficou louco? Ou nenhuma das alternativas anteriores? Façam suas apostas. Quem sabe um dia ele saia da clausura e responda no Programa do Jô Soares, esta incógnita comportamental.

Seria um dos sonhos realizados do Gordo da Globo, já que entre seus objetivos estão entrevistar o próprio João Gilberto e o apresentador Silvio Santos. Melhor que seja rápido, até porque a idade dos dois juntos atinge quase duzentos anos.

12 comentários:

  1. Renata - São Carlos28 de junho de 2012 às 23:19

    Só pode ser louco, vivendo assim. Nem psiquiatra consegue tratar um homem cheio de manias e com 80 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RE,

      AS MANIAS INDEPEDEM DA IDADE. TEM PESSOAS COM VINTE ANOS QUE TEM MAIS MANIAS QUE "VELHOS" DE OITENTA. PORÉM, NO CASO ESPECÍFICO DE JOÃO GILBERTO, REALMENTE NEM PSIQUIATRA CONSEGUE ENCONTRAR A SOLUÇÃO (RS). BJ.

      Excluir
  2. Essa história é espetacular. Nao sabia disso e também me intriga estes tipos de pessoas que fogem da normalidade. PQP o cara não está nem ai pra nada, muito menos pra mídia - globo.

    ResponderExcluir
  3. Amigão; Naõ desista, porque desistir é para os fracos que querem ver o seu fim, que ainda está longe rrs, força, luz e sabedoria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBRIGADO AMIGO.

      ESPERO QUE O FIM ESTEJA REALMENTE LONGE.

      Excluir
  4. Também não curto, mas ao lado de Tom e Vinícius de Moraes, ele é um dos grandes da bossa nova, que Raul e Marceleza diziam BOSTA NOVA - kkkk. Vc concorda? kkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SINCERAMENTE NÃO É UM ESTILO MUSICAL QUE ME AGRADA, MAS NÃO CONCORDO COM O TERMO "BOSTA" NOVA, RESPEITANDO LOGICAMENTE A POSIÇÃO TANTO DO RAUL, QUANTO DO MARCELO NOVA. PAGODE, SERTANEJO E MÚSICA ELETRÔNICA ME INCOMODAM MAIS QUE A BOSSA NOVA (RS).

      Excluir
  5. Meu brother e grande amigo, parabéns pelo excelente texto, cujas colocações adentram o portal do comportamento humano, nem sempre compreensível, ainda mais quando se trata de fugas de gente conhecida popularmente e de clausura de nomes que possuem cacife para viver como milionários e vivem uma vida simples. Belchior se mandou dessa merda de Brasil e fez muito bem, pois viver numa pátria que não reconhece e nem resoeita um trabalho tão firme e genial como o de Belchior, é mais sábio se autodesterrar. Já o velho pai da bossa nova (Bosta Nova) e esse trocadilho não é uma invenção do Raul Seixas não, eu, desde criança já chamava a música de João Gilberto e quetais de bosta nova, que se encontra em idade quase derradeira, acredito que a sua clausura não tem nada a ver com frescura ou asco à vida social, João Gilberto, na realidade nunca gostou de partilhar sua vida com imbecis e neste quesito eu sempre o aplaudi, pois ninguém merece uma vida cercada de gente burra, falsa e egoísta. Veja só o carrão que o João Gilberto possui: um Monza. Algum idiota que acredita que passear de Mercedes, Jaguar, Ferrari e outros carrões significa beleza e status e que, por isso é melhor do que o próximo que não consegue comprar uma bicicleta, nem mesmo vendo tais procederes humanos de gente que poderia ter tudo isso e preferem a simplicidade, pois a vida deveria ser vivida da forma indígena e nunca moderna, porque a modernidade e o avanço só imbecilizam o homem, são pessoas honradas. O velho Jô Soares que se apresse em conseguir quebrar esse tabu e entrevistar João Gilberto e o patrão Silvio Santos. O fim se aproxima da vida dos dois, pois para a morte vivemos. No mundo atual, recheado de pessoas falsas, egocentricas e burras, estamos mais do que certos em escolhermos a clausura como ponto de partida para vivermos nossa pobre vida bandida. O vírus da ignorancia e da burrice, da desonra e da falta de respeito ao próximo atingiu níveis altamente fatais, essa doença maldita que é a burrice contagia e mata. Como dizia o velho e sábio Raul Seixas: "É pena eu não ser burro, não sofria tanto..."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VELHO ISAAC,

      ADOREI O TERMO "NINGUÉM MERECE UMA VIDA CERCADA DE GENTE BURRA, FALSA E EGOÍSTA". SEM DÚVIDA, ESTA PODE SER UMA DAS RAZÕES DO JOÃO GILBERTO TER SE AFASTADO, A EXEMPLO DE MUITOS OUTROS QUE CONHECEMOS. CHEGA NUM PONTO QUE O MELHOR É SE RECOLHER, SE ISENTAR, E ASSISTIR TUDO DO CAMAROTE (RS).

      UM ABRAÇÃO.

      Excluir
  6. Detesto esse tipo de música mas intriga e desperta curiosidade estes comportamentos. Muito bom mesmo. BPF.

    ResponderExcluir
  7. ALEXANDRE, QDO FOR POSSIVEL APAREÇA , ABRAÇOS FORTES E SINCEROS E BOTA PRA FUDE , COM RAUL , CAMISA E MARCELEZA NOVA ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,
    MARCELO LARANJO/SP CAPITAL , PAIS DO FUTURO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBRIGADO MARCELO.

      EM BREVE ESTAREI NOVAMENTE NA ATIVA, AGRADECENDO TODO SEU APOIO E PRINCIPALMENTE TUDO QUE VOCÊ FAZ POR ESTES GRANDES ROCKEIROS NACIONAIS.

      Excluir