Marcadores

12 de setembro de 2012

“A Verdade Sobre a Nostalgia”


Considero-me uma pessoa saudosista, mais ligada ao passado que o normal, chegando a ponto da nostalgia ao extremo. Sinceramente até já tentei me desligar deste “problema”, mas o resultado nunca foi satisfatório.

Como se fosse hoje, lembro-me quando tinha nove anos de idade, reclamando da escola, das gincanas, das aulas de judô, sendo que as minhas únicas satisfações ficavam restritas ao futebol na rua e as aulas de violão.

Sinceramente nunca fui aquele aluno exemplar, mas também não trazia problemas aos meus pais, exceto a vez que quebrei uma cadeira escolar na cabeça de outro aluno, e quando “roubei” o fusível, deixando o pavilhão no escuro, para não ter aula e assim todos os alunos serem dispensados, numa sexta-feira. Coisas banais!


Quando somos crianças não vemos a hora de atingir a juventude, talvez para sermos um pouco mais livres, seguindo esta linha até alcançar os 18 anos e tirar a sonhada “carta” de motorista, e assim sucessivamente. Já atualmente pensamos: “Nossa, como era boa a infância!”.

Difícil entender. Será que nunca vamos nos conformar? Será quando eu tiver uns 88 anos não terei saudades do que vivo hoje? O “profeta” Noronha já me disse que sim.

Detestava aqueles campeonatos municipais ou estaduais de judô, e mesmo ganhando medalhas pelo bom desempenho não me realizava internamente, como aquelas festas tradicionais da escola (junina, dia dos pais, das mães, classe contra classe, entre outras que só de imaginar, me davam dor de estômago). Ainda bem que meus pais não insistiam em permanecer e em poucos minutos já me via dentro de algum boteco, ou então num daqueles restaurantes requintados na Serra da Cantareira.

Lembro-me como fosse hoje, morando em Guarulhos, numa das ruas mais movimentadas para a época, que viajava praticamente todos os finais de semana com os “velhos”, desfrutava de uma vida tranqüila, sem preocupação, restrita praticamente aos estudos, e mesmo assim mantinha meu censo crítico, reclamando de provas, trabalhos, gráficos, desenhos e outras obrigações que chegavam a tirar o sono. Quanta ilusão!

Mal sabia o que futuro me reservava.

Enfim, este foi apenas mais um momento nostálgico, que tende a permanecer na memória, no pensamento, onde chego a conclusão que realmente seria ótimo se o relógio tivesse condições de voltar no tempo. Como, infelizmente, não tem, recordo-me daquela frase de dom Raulzito Seixas: “Vou fazer o que eu gosto; ‘sabendo’ que atrás da curva do perigo existe; Alguma coisa bem mais nova e menos triste”.

13 comentários:

  1. Eu tambem sou saudosista e o passado continua nas minhas veias. Adorei o texto, mesmo sendo pessoal.

    ResponderExcluir
  2. Nossa... Como vc era novinho rsrsrs e bonitinho rsrsrsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RE,

      CHEGO A CONCLUSÃO, DIANTE DESTE SEU COMENTÁRIO QUE HOJE SOU VELHO E FEIO (RS).

      BEIJOS.

      Excluir
  3. Ainda bem que voltou com novidades. Já estava preocupado rrrsss. Vamos tomar umas e lembrar de quando eramos jovemzinhos rrrsss. Abç.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GRANDE MILTINHO,

      A NOSSA MEMÓRIA SERIA CAPAZ DE VOLTAR TANTO TEMPO NO PASSADO? (RS). MELHOR PERMANECERMOS APENAS COM O PROJETO DE TOMARMOS UMAS (RS).

      UM FORTE ABRAÇO.

      Excluir
  4. vc naum viu nada ainda do futuro. L

    ResponderExcluir
  5. Quando vc era criança já era um terror, deixando a escola no escuro. Imagina o resto que vc nao quis contar kkkkkkk. Bjnhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SANDRINHA,

      FORAM APENAS ESTES DOIS FATOS ISOLADOS (RS).

      BEIJOS A VOCÊS TODOS.

      Excluir
  6. Falando em passado, e do Raul, me veio aquela na cabeça: Hj é apenas um furo no futuro, por onde passado começa a jorrar, e aqui isolado, onde nada é perdoado vi o fim chamando o princípio pra poderem se encontrar. Muito bom Alê.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FELIPE,

      SEM DÚVIDA, TRATA-SE DE UMA DAS MAIS BELAS FRASES POÉTICAS DE DOM RAUL SEIXAS.

      OBRIGADO PELA PARTICIPAÇÃO.

      Excluir
  7. Que saudades, principalmente das pessoas que faziam parte dessa época e que hoje já se foram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CILA M...,

      FALOU TUDO!

      TE AMO. BEIJOS.

      Excluir
  8. ESTE DEPOIMENTO SEU MOSTRA QUE VC JÁ ERA CRITICO DESDE A INFÂNCIA. JÁ ESTAVA PREDESTINADO A SER UM ROCKEIRO HAUAAHAUAHA.

    ResponderExcluir