Marcadores

25 de maio de 2012

CONFIDÊNCIAS DE BALCÃO


De um tempo pra cá, me tornei um adepto de “buteco” de vila, não exclusivamente para me embriagar, mas para passar alguns dos meus poucos momentos disponíveis em sintonia com o mundo dos “menos favorecidos”, “cachaceiros” e outras denominações que nem precisam ser mencionadas. Já dizia um bêbado em sã consciência, que “bar é cultura”. Não tenha dúvida.

Ontem quando cheguei no “Bar do Mineiro”, o balcão ainda tinha espaço para encostar, e logo me foi servido uma “vitamina”, antes da primeira cerveja. Na parede uma tv transmitindo o jogo do Santos. Aliás, de um tempo pra cá, os aparelhos televisores tomaram lugar dos antigos radinhos, que normalmente eram sintonizados nas ondas médias. Isso foi o avanço, a tecnologia, a modernidade, que não pouparam nem mesmo o mais simples destes “pobres” estabelecimentos.

O taxo esquenta uma carne, que logo é servida a todos os “fregueses” (“cliente é coisa de fresco”, diz o dono do bar), até que Cigano se queixa de seu filho, enquanto o Corinthiano “seca” um lance de ataque do Peixe, em vão pelo gol de Alan Kardec. As piadas surgem na mesa ao lado, até que antes de terminar a primeira “ampola”, vejo Toninho Caranguejo completando meu copo. A solidariedade nestes locais é imediata, ainda que eu tenha sido servido por uma marca diferente a cerveja que estava tomando. Apenas um detalhe, pois o que vale é o gesto, a atitude, a iniciativa. “Aqui não tem classe, dinheiro, e ninguém é melhor que ninguém” desabafa Pigarro ao ver um destes playboys “metido a besta” que logo busca seu caminho.

Espero para assistir os pênaltis na porta, onde entre um trago e outro, vejo nos mais variados semblantes uma felicidade momentânea, descontração e alguns olhares fixos voltados ao chão. A explosão dos santistas após a vitória se contrastava com a decepção de torcedores de outros times, quando Lampião me pergunta: “Doutor, qual o time que você torce mesmo?” Isso porque eu já tinha respondido várias vezes em outras oportunidades. Às vezes são os sintomas do álcool, misturado com a vontade de iniciar uma conversa. Compreensivo.


Logo a TV é desligada, dando lugar a uma música, em sinal que o momento de fechar havia chegado. Pago a conta, me despeço, não sem antes ser provocado por alguns: “A patroa ‘tá’ esperando. Melhor chupar um chiclete”. A idéia não foi ruim, tendo sido este o meu destino.

Esta é uma parcela da realidade da periferia, talvez para muitos o único lazer, onde pude presenciar a pinga sendo derramada no copo acompanhada pela fissura de quem a ingerisse, a emoção dos três santistas com a vitória do time, o jogo do bicho sendo realizado no talão engordurado, as confidências, os desabafos, que me renovaram para “dormir quase em paz”.

13 comentários:

  1. Alexandre meu amigo, continua com os mesmos habitos ein - kkkkkk! Graças a Deus. Pensei que tinha largado os balcões dos bares - kkkkkkk. Um abraço e quando for novamente me chame.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A PRÓXIMA VEZ TE CONVIDO, COM CERTEZA, APESAR DE TER INFORMAÇÕES QUE VOCÊ POR PRESCRIÇÃO MÉDICA NÃO PODE BEBER NADA (RS). ASSIM SENDO, EU TE ACOMPANHO NO GUARANÁ OU NO GINI (LEMBRA? RS).

      Excluir
    2. GINI? ESTA É VELHA. DO TEMPO DO RADIO DE PILHA KKKKK. AS INFORMAÇÕES QUE VC TEVE NÃO SÃO VERDADEIRAS. POSSO BEBER MANERADO - SEGUNDA A DOMINGO DAS 17:30 HRS ÀS 00:00 HRS KKKKK.

      Excluir
  2. Que vitamina foi essa que vc bebeu? Vodka, Martine ou Conhaque? rrrrssss. Leite com morango que não foi!!!!! rrrrssss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MARCÃO,

      DO JEITO QUE AS COISAS ESTÃO, NÃO SE ADMIRE EM ME VER TOMANDO REALMENTE UMA VITAMINA. MUDEI MUITO, MEU CARO AMIGO (RS). PORÉM, NESTE DIA DAS "CONFIDÊNCIAS DO BALCÃO" NÃO TEVE NADA DE MORANGO (RS). UM ABRAÇO.

      Excluir
  3. Le, isso tudo que você relatou é bem a sua cara. Você não muda mesmo ein menino? Não esqueça que beber e dirigir é perigoso. Um beijão.

    ResponderExcluir
  4. LAZER AINDA PARA POUCOS DA PERIFERIA, QUE MUITAS VEZES NÃO TEM SEQUER UM DINHEIRO PARA UMA CERVEJA NO BOTECO DE FINAL DE SEMANA. INFELIZMENTE ESSA É A REALIDADE, ENQUANTO MUITOS CRITICAM O COITADO DO POBRE QUE TEM ESTE HABITO DEPOIS DE UM DIA INTEIRO DE TRABALHO. CRITICAR É FÁCIL, VIVER A VIDA QUE ELES VIVEM É DIFICIL. MUITO BOM O TEXTO.

    ResponderExcluir
  5. Vc trocou as mesas requintadas dos barzinhos da society pelos balcões de bares em vila? Acho que fez certo mesmo, até pq não precisa ficar esbarrando com tantos playboys idiotas e patricinhas metidas a besta. Hj não frequento nada, mas a sua escolha é a mais adequada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLA CRIS,

      EU NÃO TROQUEI NADA. AS "MESAS REQUINTADAS DOS BARZINHOS DA SOCIETY" TAMBÉM FAZ PARTE DOS MEUS HÁBITOS, MESMO VOCÊ TENDO RAZÃO QUANTO AS PATRICINHAS E PLAYBOYS DE PLANTÃO (RS). OBRIGADO PELA PREFERÊNCIA (RS), POIS VEJO QUE VOCÊ É UMA FREQUENTADORA ASSÍDUA DESTE BLOG.

      Excluir
    2. Adoro seu blog. Acho que sou a seguidora numero 1 kkkkk.

      Excluir
  6. A VITÓRIA DO SANTOS FOI NA QUINTA FEIRA. EU COMO BOM CORINTHIANO FIQUEI P... COM ESSE JOGO. BEM QUE PODERIA ESTAR COM VC, E AFOGAR AS POUCAS LÁGRIMAS EM ALGUMAS BIRITAS. SÓ ASSIM MESMO. UM ABRAÇÃO.

    ResponderExcluir
  7. Fabricio Parralon (Jáu, Sp)28 de maio de 2012 às 16:03

    SÓ ASSIM PRA RELAXAR. SENÃO NAO TEM QUEM AGUENTA. BAR É CULTURA MESMO.

    ResponderExcluir
  8. As 'vitaminas' são um combustível e tanto...

    O Bar é mais que um estabelecimento que comercializa todas as maravilhas etílicas, é um refúgio, um santuário.

    ResponderExcluir