Marcadores

12 de abril de 2012

"KAPPA" sem conteúdo

Acabo de receber a nova edição da Revista Kappa, com destaque principal para uma empresa de bijuterias, além da moda outono inverno, ou seja, a nova “tendência”, como preferem os estilistas e as magrelas das passarelas.

Pelo que ouço dizer é considerada a revista mais lida da cidade. Não tenho dúvida, pois ninguém precisa pagar nada para tê-la, até porque se tivesse que desembolsar algum dinheiro, não chegaria a 100 exemplares vendidos. Mas isto é outra questão.

Analisando com toda cautela, das 100 páginas (incluindo capa e contracapa), 52% da revista são destinados exclusivamente a anúncios pagos de empresas das mais variadas atividades, responsáveis, certamente, pelo faturamento.

Apesar de todas as edições terem mais da metade dos espaços para o âmbito comercial direto, em média, das trinta reportagens contidas no interior da revista, a grande maioria são matérias nitidamente pagas, onde o cunho jornalístico cede lugar para promoção de objetos, badulaques ou mercadorias, sempre associada a empresa, independente de ser ou não patrocinadora.

Se me dissessem que um dos proprietários da Kappa fosse o Amaury Jr, não duvidaria, pois o estilo é o mesmo do programa.


Aliás, para completar a edição, excluindo as propagandas, reportagens pagas, anúncios diretos e indiretos, restam ainda 10% que se trata do maior interesse dos leitores: O social.

Independente de qual seja o mês, na parte final desta “bela” publicação, podemos ver fotos de pessoas felizes, sorridentes, “plastificadas” e “remoldadas”, normalmente com importâncias sociais, que algumas vezes, num ar solidárias, são flagradas ao lado de funcionários ou de pessoas menos favorecidas. Isso realmente é cativante de se ver, antes de fechar a revista.

13 comentários:

  1. PESSOAS PLASTIFICADAS E REMOLDADAS FOI A MELHOR. KKKKK. PIOR QUE É ISSO MESMO... VC TEM RAZÃO... KKKKK.

    ResponderExcluir
  2. Lógico que é a mais lida da cidade. Qual outra revista tem? rrrrssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NÃO HAVIA PENSADO NISSO. NÃO TEM CONCORRÊNCIA, E ALÉM DE TUDO É GRATIS (RS).

      Excluir
  3. Barreto (bartocolin90@gmail.com)13 de abril de 2012 às 15:30

    PIOR QUE AS MADAMES É VER AQUELES CARAS METIDOS A ARNOLD SCHWARZENEGGER EM SENTIDO DE SOLDADOS MOSTRANDO OS MUSCULOS COM A CAMISETINHA BEM APERRTADA - ISSO É O PIOR DAS FOTOS DA REVISTA E DE TANTAS OUTRAS PUBLICAÇÕES DESTE TIPO DE SEGMENTO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ESSA DO ARNOLD SCHWAZNEGGER FOI PHÓDA (RS). OLHANDO POR ESTE ÂNGULO, VOCÊ TEM RAZÃO. ESSES "TIPINHOS" SÃO INATINGÍVEIS E BROTAM DE TEMPO EM TEMPO.

      Excluir
  4. Meu prezado amigo Alexandre,
    Parabéns pelos textos publicados, ferinos mas verdadeiros. Quanto a este artigo referente à Revista KAPPA, você não disse uma só inverdade. Matérias pagas, a revista sobrevive do puxasaquismo dos empresários baba-ovos que só querem aparecer. Jornalismo digno de nota, nenhum veículo impresso em São Carlos faz. Nem o maior jornal diário da cidade atua verdadeiramente no que tange ao jornalismo isento e honrado. No que se refere à cultura, todos pecam e pecam feio. Um jornal ou revista que se preze e trabalha dignamente para divulgar a cultura e a notícia sem máscara nenhuma, nua e crua, jamais dedicaria parte de um Caderno de Cultura para encher suas páginas de resumos de novelas. Oito páginas de um Caderno Social, que só fala de gente bem posicionada e ricaça e de outros metidos a ricaços. Povo que perde tempo lendo tais publicações só poderia dar com os costados no barranco da ignorância. Parabéns! Estou totalmente a favor dos textos que você escreve, bem diferente de milhões de textos insossos que pululam em milhões de blogs na internet e que só contêm textos pobres e sem nenhum ranço cultural. Valeu, velho amigo, pau no cocuruto dos editores de abobrinhas.

    ResponderExcluir
  5. Meu amigo, o que se pose dizer da imprensa, Rádio e TV? Os propritários de toda mídia, impressa, musical, radiofônica ou televisiva e agora virtual, são na maioria dos casos, políticos ou grandes empresários mancomunados com a política sórdida e corrupta do Planalto, a amior máfia, o mais criminoso dos cartéis se encontra sediado em Brasília. Você acha que jornais, revistas, rádios e televisão se preocupariam em levar conhecimento ao povo? Todos esses segmentos sabem que o povo brasileiro, semi-analfabeto e teleguiado, gosta mesmo é de merda, então, merda para o povo. Veja os jornais de São Carlos e de cidades vizinhas, a maioria deles impressos aqui em nossa cidade, só publicam anúncios, que os mantêm em circulação. As revistas locais, enfim todo meio de comunicação da cidade são todos iguais, umas abobrinhas. As rádios locais não tenho nem palavras para classificá-las, todas sobrevivem do JABÁ, caso contrário não tocariam tanta porcaria musical. A Revista KAPPA nem se fala, só salva mesmo a capa, porque é impressa em papel mais esecial que o miolo, se é que se pode chamar aquilo de miolo.O melhor jornal da cidade(?), o Primeira Página, dedica mais da metade de seus cadernos as notícias políticas e sociais, são todos prostituídos, porque jornalismo sério não existe mais, principalmente em São Carlos. Parabéns. Incontrole Total em cima deles...

    ResponderExcluir
  6. Fabricio Z. Parralon, de Jau para o mundo.13 de abril de 2012 às 19:08

    fiquei sabendo hoje deste blog e viajei em vários dos seus depoimentos> muito bom a forma que vc escreve> bezerra da silva, belchior, marcelo nova, e sua abordagem principalmente em textos pessoais diferenciam este espaço> mesclando com qualidade para nao ficar cansativo> parabéns>.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUERIDO FABRICIO, OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO. A DIVERSIDADE É UMA MARCA DO BLOG, ONDE OS TEXTOS SÃO PUBLICADOS INDEPENDENTE DA ABORDAGEM SER MUSICAL OU PESSOAL. UM ABRAÇO E CUIDADO, POIS A BEBIDA MATA (RS).

      Excluir
  7. Meu velho amigo Alexandre, cada vez que leio seus artigos, mais me identifico com eles. Você está escrevendo bem demais, sem firulas e meio-termo. Diferente de todos os blogs que acesso, nos quais a gente sente que os escritos foram dirigidos antes de serem postados. O medo se alastrou sobre o pensamento e para pronunciar uma só palavra o individuo pensa mil vezes, porque poderá ser processado e parar nas barras de qualquer tribunal (judiciário ou social). O cara não é conivente com a cúpula gay e tem de ficar calado, não pode mais expressar sua opinião, como que se dar a bunda fosse uma coisa natural. Agora, por exemplo, estou em litígio com um jornalistinha que sempre foi um vendido por causa de um comentário que fiz a respeito dessa porcaria de música sertaneja universitária, que o cara apóia como se fosse a coisa mais culta do planeta. O nome do digno jornalista é Jeferson Vieira. Ele me disse que eu não tenho o direito de dizer coisas a respeito do gosto dele. E que escrevo coisas vazias e que Raul Seixas, o rock dos anos 70.80 e 90 também poderiam ser chamados de porcarias. Um jornalistinha de meleca que sempre trabalhou sob a chibata do poder político local e que é pau mandado de editores de jornalecos da cidade, todos sobreviventes das migalhas do poder municipal, vem me dizer que gosto não se discute. Concordo com ele, gosto realmente não se discute, GOSTO SE INCUTE. Mandei o cara ouvir somente uma música chamada ODEIO RODEIO, composição do Chico César e Rita Lee, que jamais tocaria em nenhuma rádio já que as ditas cujas são um cartel musical que sobrevivem do famoso jabá, obviamente não tocarial uma música que diz: EU ODEIO RODEIO, E SINTO UM CERTO NOJO QUANDO VEJO UM SERTANEJO TOCAR... Mas deixemos isso pra lá, cada qual com seu eu cada qual, como dizia o genial Ednardo, ou o velho e digno Zé Geraldo, que no próximo dia 19 de abril, quinta-feira vindoura estará no Ginásio do Sesc São Carlos mostrando pro povo são-carlense como é que se faz música do campo, só o que tenho a declarar é que seus artigos merecem virar um livro. Você está um verdadeiro craque na caneta. Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. edupims@yahoo.com.br16 de abril de 2012 às 20:36

    NÃO SABIA QUE 52% DA REVISTA É PROPAGANDA. PENSEI QUE FOSSE MAIS... SE A KAPPA FOSSE VENDIDA NEM OS QUE APARECEM NAS FOTOS COMPRARIAM.

    ResponderExcluir
  9. Desculpe, mas eu adoro a revista. Cada um tem sua opinião e seu gosto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. COM CERTEZA, JÔ! SUA OPINIÃO TEM QUE SER RESPEITADA. OBRIGADO POR ACOMPANHAR O "IN'CONTROLE TOTAL" MESMO DISCORDANDO DE ALGUNS POSTS. VOCÊ SE MOSTRA DIFERENTE DE MUITOS COVARDES QUE CRITICAM, JULGAM, INSTIGAM, MAS QUE SE ESCONDEM NO ANONIMATO. UM BEIJO E PARABÉNS PELA CORAGEM E AUTENTICIDADE DE EXPRESSÃO.

      Excluir