Marcadores

27 de abril de 2012

Sentido de Tudo


Praticamente se passaram 1/3 do ano, já que estamos no 118º dia de 2012, e pelo que vejo pouco foi feito de relevância. Você reparou?

Deixando as conquistas ou as perdas pessoais ou materiais de lado, eu te faço uma pergunta num tom mais complexo: Quantas vezes nestes cento e poucos dias você visitou uma creche, um asilo, ou mesmo um hospital, que não fosse para tratar de assuntos relacionados a uma pessoa de sua convivência?

Uma vez me disseram que o dinheiro pode não comprar a saúde, mas traz um conforto para você morrer melhor. Sinceramente eu só poderia ter ouvido isso de algum materialista, o qual mesmo não concordando, respeito sua visão. Independente de ser ou não verdade, o que isso importa? Até porque no leito de morte, a pessoa em suas últimas avaliações não fica se indagando: “Nossa, eu deveria ter comprado aquele carro do que o outro”. Ou então: “Poderia ter ido naquela festa vestido com aquele vestido a aquele que fui”. Certamente ela pensa no que deixou de fazer para o seu semelhante, um perdão que não concedeu, um ato de ajuda que não realizou, aonde errou e assim sucessivamente, descartando todo o lado material, até porque tudo aquilo que ela tem já não faz mais sentido.

Na semana passada no Hospital de Américo Brasiliense, vi uma pessoa nos seus últimos suspiros, implorando por um copo de água, um simples líquido que muita gente sequer valoriza quando ingere.


Você precisa ter sede ao extremo para valorizar um copo d’água? Precisa ver um aleijado a sua frente para não reclamar o quanto terá que andar? Será necessário ter sua visão afetada para enxergar o valor um simples pôr do sol?

Talvez esteja nestes pequenos detalhes o sentido da vida, naquilo que você pode fazer para a outra pessoa, no astral que despertamos, na palavra que proferimos, ou até mesmo nos ouvidos que oferecemos, e não somente no poder de compra que podemos ter. Esses são fundamentos que devemos colocar em pratica hoje, e não esperarmos os restos dos dias que faltam para completar o ano.

14 comentários:

  1. O problema é que a maioria das pessoas só conseguem olhar o seu próprio umbigo. Ótima mensagem. Valeu.

    ResponderExcluir
  2. Os valores nas pequenas coisas a gente só tem quando perde, ou não pode mais fazer. Reclamar é fácil, e conveniente, virou um costume. Agua para quem tem sede e comida para quem tem fome. Se liga neste sentido. O sentido estão no chamado quase nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SUAS PALAVRAS FIZERAM ME LEMBRAR DE UMA MÚSICA DO ZECA BALEIRO. PORÉM, MEU AMIGO MARCÃO, NÃO PODEMOS ESQUECER QUE CONTESTAR É UMA PRATICA INTERNA DE TODO "ROCKER", POR NÃO ACEITA A REALIDADE QUE TENTAM IMPOR. VALEU PELA MENSAGEM.

      Excluir
  3. Olhar, cuidar, orar, torcer... ou pelo menor se importar com o próximo. Porra, "tem enfermeiro pra que???"

    Nos últimos tempos aprendi que não devo esperar nada do 'ceru-mano', nada mesmo... somente o pior!

    Da mesma forma que um bom omelete é feito de pelo menos 3 ovos (tipo extra), os nossos 'pares' - que ao longo dos anos nos dão tapinhas nas costas, 2 bejinhos, e até partilham das mesmas garrafas - são compostos de EGOÍSMO, POBREZA DE ESPÍRITO E INVEJA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VELHO, ESTA DE "TEM ENFERMEIRO PRA QUE???" FOI PHÓDA (RS).

      APRENDI QUE ESPERAR O PIOR É UMA ARMA, POIS SE VIER UM POUCO DIFERENTE ACABA SENDO LUCRO.

      O EGOÍSMO, O ESPÍRITO PODRE, A INVEJA, A INDIFERENÇA E PRINCIPALMENTE A MENTIRA SÃO ELEMENTOS QUE COMPÕEM E FORMAM A MAIORIA DOS "CERU-MANOS".

      PREFIRO OS OVOS CAIPIRAS, MESMO TENDO SIDO IMPEDIDO PELO MÉDICO (RS).

      Excluir
  4. CONHEÇO O SEU LADO HUMANO NÃO APENAS POR FALAR, MAS QUANDO NECESSITEI VC SEMPRE ESTEVE AO MEU LADO (HOSPITAL - CLINICAS - DESLOCANDO PARA TODOS OS LADOS). IMPORTANTE VC SENSIBILIZAR AS PESSOAS A VER O OUTRO LADO QUE NÃO SEJA APENAS O SEU. BJO E CONTINUE SENDO ESTA PESSOA MARAVILHOSA.

    ResponderExcluir
  5. A VARIEDADE DOS ASSUNTOS É O QUE FAZ ESTE BLOG SER INTERESSANTE. DIFERENTE MESMO. FAZ COM QUE A GENTE REFLITA EM MEIO A TANTA PORCARIA QUE ENCONTRAMOS NA NET E FORA DELA.

    ResponderExcluir
  6. PARA AQUELES QUE GOSTAM DE SE QUEIXAR - LER A PARTE FINAL DESTE DEPOIMENTO PODERÁ TER UMA MUDANÇA DE COMPORTAMENTO - GENIAL QDO VC FALA DAS PERGUNTAS DA ÁGUA, DA CADEIRA DE RODAS E DOS OLHOS - BEM PENSADO.

    ResponderExcluir
  7. JA FUI NO HOSPTIAL EM AMÉRICO, E É CONSIDERADO O SEGUNDO MELHOR HOSPITAL PÚBLICO DO EST DE SAO PAULO. MESMO ASSIM TEM CENAS QUE A GENTE VE, QUE INDEPENDE DO LUGAR; INTELIGENTE O SEU DEPOIMENTO, CATIVANTE E DIRETO NA RELAÇÃO DE PESSOAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. REALMENTE KLEBER, O HOSPITAL É EXEMPLO EM MATÉRIA DE SAÚDE E CUIDADOS TANTO COM O PACIENTE, QUANTO AOS ACOMPANHANTES, SEM ESQUECER QUE OS MÉDICOS SÃO DE BARRETOS, RIBEIRÃO PRETO, JÁU E OUTRAS LOCALIDADES QUE SÃO CONSIDERADAS SUMIDADES NO TRATAMENTO DO CÂNCER.

      Excluir
  8. Só quem te conhece sabe da beleza dessas palavras por vc ditas ... uma mistura linda de amor, carinho e senso de justiça para com o "ceru-mano" ! bju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBRIGADO. AMOR E JUSTIÇA SEMPRE ME ACOMPANHARÃO, ENQUANTO VIVO ESTIVER.

      Excluir
  9. Mauro (maurose_onct@live.com)2 de maio de 2012 às 18:37

    Alexandre, vendo seu texto me lembrei de uma passagem interessante. Outro dia estava num dia péssimo, reclamando de tudo e de todos, falta de grana, problemas no trabalho e quando sai na rua, vi um rapazinho sem uma das pernas, feliz, bem na dele. Me quebrou no meio e essas são as lições que tiramos nesta vida injusta, ingrata que muitas vz não entendemos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ISSO ACONTECE COM TODO MUNDO. NÃO VALORIZAMOS AS PEQUENAS COISAS, E QUANDO NOS DEPARARAMOS COM SITUAÇÕES SEMELHANTES A QUE VOCÊ EXPÕES, NOS FAZ REFLETIR QUANTO AO VERDADEIRO SENTIDO DA VIDA. VALEU MAURO. SAUDADES.

      Excluir