Marcadores

17 de abril de 2012

ZÉ GERALDO em São Carlos

Será nesta quinta-feira (19 de abril) um dos shows mais aguardados na cidade de São Carlos. O poeta, músico, compositor e cantor Zé Geraldo se apresentará no Ginásio de Eventos do SESC, a partir das 20 horas, graças ao desempenho e idealização do grande amigo Fábio Rodrigues, gerente da Unidade, juntamente com sua brilhante equipe.

Alguns dos seus clássicos como “Senhorita”, “Milho aos Pombos”, “Galho Seco” e “Cidadão” indiscutivelmente levarão emoções ao público, que através destas e outras músicas viajarão com o artista pelos mais de 30 anos de uma carreira inigualável.

Ontem numa palestra ouvi que normalmente aquilo que achamos ser trágico nos leva a um lugar certo, ainda que inesperado. Foi assim com Zé, que na adolescência tinha o sonho de ser jogador de futebol, mas um acidente automobilístico fez se tornar músico. Talvez o Brasil perdeu um grande jogador, mas ganhou um craque da canção, um talento que não precisa aparecer nos programas do Gugu ou do Faustão para manter viva a sua obra.

Diferentemente de outros de sua geração, ZeGê (apelido de infância) não precisou se vender ao sistema, ou integrar a algumas modas passageiras estabelecidas pelas grandes gravadoras, até porque a coerência, o equilíbrio e a fidelidade com seu público sempre esteve acima do momento, ainda que alguns tenham sido sacrificantes e penosos, como fases na vida de qualquer pessoa.

Tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente no início dos anos 90, através do amigo Carlos Bigode, de Caieiras, e posso afirmar que as suas composições são realmente aquilo que ele vive, o que pensa, o que sente. Uma pessoa que transcende o artista por sua humildade, caráter e simplicidade.


Na atual situação que estou vivendo, me vem uma das frases mais filosóficas do velho Zé: “Com as cacetadas destes anos todos, eu fiquei mais velho que meu velho pai”.

À noite desta quinta-feira será inesquecível para os que apreciam qualidade, elemento atualmente ausente em nossa música popular brasileira.

Obs.: Publicamente agradeço ao Zé Roberto (Fã-Clube Viagens e Versos); Ritinha de Piracicaba, que dispensa comentários; Isaac Soares de Souza, o percussor; Carlos Bigode, pela ligação inicial; Nô Stopa, pelo seu talento e simplicidade, ao Chico Teixeira, também pelo talento e apoio; e ao próprio Zé Geraldo, entre outros que fizeram entender que a amizade é tão ou mais significativa à obra do ídolo.

34 comentários:

  1. Zé Geraldo é a prova que o artista não precisa se vender para manter a essencia e a dignidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DIFERENTEMENTE DE MUITOS QUE ANDAM POR AI, NA TV, NAS RÁDIOS, ENFIM, NA MÍDIA NACIONAL.

      Excluir
  2. Estou ansiosa para o show do Zé. Ele, sem dúvida, um dos grandes cantores que faltava vir para sanca, uma terra de sertanejos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LAURA, MESMO NESTA TERRA DE "BREGANEJOS" EXISTEM ATRAÇÕES SIGNIFICATIVAS, COMO ESTA DO VELHO ZÉ GERALDO. É COMO UMA AGULHA NO PALHEIRO (RS), MAS DE VEZ ENQUANDO PODEMOS ENCONTRAR.

      Excluir
  3. Fabrício, de Jáu para o Mundo.18 de abril de 2012 às 12:23

    Vou até São Carlos e tenho certeza que não me arrependerei de ver este show. Oportunidade única. Gostaria de tirar uma foto com ele e registrar o momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FUI NUM SHOW DELE EM SÃO PAULO A 3 ANOS ATRAS E NUNCA MAIS ESQUECI. ELE COM A FILHA QUE É LINDA E TALENTOSÍSSIMA. QUEM FOR VER NAO VAI ESQUECER. O FABRICIO QUE COLOCOU O COMENTÁRIO NAO VAI SE ARREPENDER DE VIAJAR PARA VER ZÉ GERALDO. DEPOIS ME CONTE.

      Excluir
    2. Ele deve ser bem diferente do Zé Ramalho, que quando fez o show na cidade não recebeu nem a mãe dele. Estrelismo desncessário. Não é só o Zé Ramalho, mas tem tantos outros que não merecem os fãs que tem.

      Excluir
  4. O Zé Geraldo parece ser simples, e como vc declarou, uma pessoa humana, talvez diferente do Zé Ramalho, que quando esteve em São Carlos não recebeu ninguém, foi mais estrela que o Roberto Carlos. Brincadeira. O cara ficou no anonimato um tempão e quando voltou a brilhar se tornou um prepotente e arrogante, não tendo nenhum reconhecimento com os fãs, verdadeiros que sempre o acompanharam. Vamos curtir o show.

    ResponderExcluir
  5. Ei, Alexandre, obrigada pela citação generosa... Tenho certeza que o Zé vai fazer um show pra ficar na história! Não estarei aí com vocês, mas ficarei em sintonia! Abração! Saudações zegeraldianas! "Nós viemos juntos de outras eras semeando primaveras que não tardam florescer!" (ZG)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AMIGA RITINHA, O SHOW DO ZÉ É MARAVILHOSO E INESQUECÍVEL, INDEPENDENTE DO LUGAR. EU QUE AGRADEÇO PELA SUA AMIZADE, E PELA SINTONIA "ZEGERALDIANAS" QUE MANTEMOS HÁ VÁRIOS ANOS. BJ.

      Excluir
  6. Você não faz ideia de como eu tava a fim de ir nesse show... Mas não tem jeito, pois na sexta-feira cedinho eu tenho que trabalhar... Vai ser uma festa, tenho certeza disso! Nosso interior merece um showzaço desses! Muita gentileza sua ter citado meu nome! Me tocou bastante!... Grande abraço! Rita (Piracicaba – SP).

    ResponderExcluir
  7. Milho aos Pombos e Olhos Mansos são as melhores. Zé Geraldo é o cara!

    ResponderExcluir
  8. Zé Roberto (Viagens e Versos)18 de abril de 2012 às 17:24

    Fala Alexandre, blz? Vou divulgar este post pra galera. Eu estava quase indo pra São Carlos, mas tenho uns compromissos aqu em Sampa e acho que não vai dar... De qualquer forma, será um showzaço! Avise os amigos e curta muito. Depois do show vá lá falar com o Zé no camarim. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ZÉ ROBERTO, SEM DÚVIDA, VOCÊ SEMPRE SE DESTACOU PELA SIMPLICIDADE, PELA ATENÇÃO E POR TUDO QUE REPRESENTA NA VIDA E NA OBRA DO NOSSO ZÉ GERALDO. DESDE A ÉPOCA DAS NOSSAS "VENTURAS E DESVENTURAS" DA GALERIA DO ROCK, ATÉ OS DIAS ATUAIS. SEMPRE O MESMO! OBRIGADO PELAS PALAVRAS E POR ACOMPANHAR ESTE BLOG.

      Excluir
  9. AS CACETADAS FOI VC MESMO QUE CRIOU. NAUM ADIANTA RECLAMA1

    ResponderExcluir
  10. Ja imaginou o Zé Geraldo jogando no Coringão ou no Santos do seu coração..... Melhor ele em cima do palco e fazendo o que ele sabe fazer..... Não tem cara de jogador de futebol.....

    ResponderExcluir
  11. ZÉ Geraldo, um dos maiores compositores e cantores que o Brasil já pariu, do útero da pátria mãe nasceram uma infinidade de artistas, mas nenhum deles com a magnificência e simplicidade de Zé Geraldo. Minas Gerais, plaga de tesouros diversos que o Brasil possui, foi garimpado o mineiro Zé Geraldo. Me sinto orgulhoso e responsável pela vinda de Zé Geraldo a São Carlos, pois atravessei anos seguidos indicando o nome dele ao Sesc São Carlos. Por este majestoso show, que ensinará a um público seleto de admiradores, Zegê mostrará o que é boa música. Agradeço imensamente ao Fábio, Diretor Adjunto do Sesc e ao Chico, da Programação do Sesc. Demorou, mas o Sesc ouviu meu apelo. Agradeço ao meu amigo irmão, Alexandre Pedro Pedrosa, pois viajamos juntos algumas vezes para ver o Zé Geraldo em apresentações apoteóticas.Zé Geraldo, por ter sofrido um acidente de percurso da vida, deixou de ser jogador de futebol pra nos brindar com a leveza de seu rock rural e a grandeza de sua poesia e música. Seja bem-vindo ZEGÊ, São Carlos te espera com ansiedade."Eu andava acabrunhado e só, perdido e sem lugar, feito um galho seco arrastado pelo temporal...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VELHO, SUAS CITAÇÕES FORAM BEM LEMBRADAS. NOSSAS INÚMERAS VIAGENS, NÃO SOMENTE PARA VER O ZÉ GERALDO, MAS OUTROS ARTISTAS, DEMONSTRAM A IMPORTÂNCIA E OS VALORES QUE A NOSSA MPB CONTÉM. QUERO DEIXAR CLARO, QUE VOCÊ FOI UM DOS RESPONSÁVEIS DIRETO PELA REALIZAÇÃO DESTE SHOW DO ZÉ NO SESC SÃO CARLOS. PARABÉNS.

      Excluir
  12. Só ter um show desses que não estou na cidade. Que m...! Se fosse o show do Calcinha Preta certamente eu não precisaria viajar. Aproveitem! Curtam! Zé Geraldo é um dos poucos que ainda merece a nossa admiração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CRIS, PLAGIEI A BANDA "CALCINHA PRETA" QUE VOCÊ COLOCOU NESTE COMENTÁRIO, PARA INTEGRAR O POST DO "VAMOS JOGAR STOP" (RS). SEM INTENÇÃO (RS).

      Excluir
  13. Belíssimo o post em homenagem ao Zé. Entre um pé no rock e outro no mato, Zé Geraldo está no centro, sem ter se vendido como vc muito bem colocou. Estarei lá - curtindo e aproveitando (coitada da Cris kkkkkkkkk). Não tem calcinha preta mas terá Lulu na praça do Mercadão de Sn Carlos no final de semana que vem, na festa do 'crime' (clima). Neste dia acho que vc nao estará viajando kkkkkkkkk. brincadeirinha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza no dia do Lulu Santos estarei em Sanca. Como estarei também no dia do C Menotti e de tantas outras coisas ruins. Esse é o destino Edi - rs; Mas espero que eu tenha outra oportunidade; Coitadinha de mim - rs... Curta por mim.

      Excluir
  14. Zé Geraldo é realmente fantástico... tbm tive a oportunidade de assistí-lo - com participação da Nô Stopa. Em Sanca, infelizmente, fica pra próxima... mas recomendo que assistam!

    Há cerca de 01 ano fiz um pequeno post em meu blog, recomendando "Um Pé no Mato, Um Pé no Rock" ( http://toonzine.blogspot.com.br/2011/03/ze-geraldo-dica-p-sexta-feira.html ), "ZéGê" é um cara plural, muito bom!

    Excelente Brother!!!

    ResponderExcluir
  15. Graças ao SESC, toda equipe do SESC, ao grande Isaac e a você Alexandre que podemos contar sempre com shows deste porte, que pode não ser de grande importância para a grande massa, mas de interesse cultural e musical, principalmente para uma sociedade que admira tanta porcaria.

    ResponderExcluir
  16. Zé Geraldo na cidade. Nos encontraremos lá!

    ResponderExcluir
  17. Anderson (Andróide)19 de abril de 2012 às 15:24

    Falar do Zé é difícil, pois são tantas qualidades e pouco reconhecimento pela mídia em geral. Tem coisas que ele compôs e fez que não chega a um décimo de muita gente que brilha nos palcos de norte a sul do país. Kd o reconhecimento? Imaginou se o Bob Dylan nascesse no Brasil? Ninguém daria a mínima pra ele. É assim com o Zé Geraldo, guardando suas devidas proporções. Não tenho como ver o show, pela distância que moro de São Carlos, mas recomendo a todos.

    ResponderExcluir
  18. maurose_onct@live.com19 de abril de 2012 às 16:09

    PENA QUE VOU TRABALHAR. DÁ O FURO NO PATRÃO E IR NO SHOW KKK. O PRESIDENTE COME O VICE PRESIDENTE QUE COME O DIRETOR, E O TRABALHADOR COME O PAO QUE O DIABO AMASSOU - BANQUETE DE HIPÓCRITAS KKK.

    ResponderExcluir
  19. Tem cantores que vem pra sao carlos que nao precisa nem falar que vc está por tras da programação. Zé Geraldo é um deles. Parabéns pela iniciativa e pela publicação. Excelente o blog. Cada vez melhor.

    ResponderExcluir
  20. O SHOW FOI MARAVILHOSO E O ZÉ É UM ARTISTA QUE ALÉM DE SIMPLES É HUMILDE E CARISMÁTICO. VALEU.

    ResponderExcluir
  21. E AI MEU AMIGO - KADE VC? NAO TE VI NO SHOW. O QUE HOUVE? ESTOU ACREDITANDO QUE VC REALMENTE ESTÁ PRESO E NAO QUER FALAR O CRIME QUE COMETEU. "SUMIU, DESAPARECEU, ESCAFEDEU KKKK"!!!!! LÁ EU VI DE TUDO E TODOS - MENOS VC... ABRAÇO E FIQUE COM DEUS.

    ResponderExcluir
  22. Belo Blog Alexandre!! Curti as postagens, principalmente a do Zé Geraldo que fez um belo show em São Carlos. Vc foi né? Agradeço tb a citação de meu nome, muito me honra por ter partido de vc, um grande Raulseixista e um grande fã do Zg. Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
  23. Este show não vai sair mais da minha lembrança...... Músicas do passado, lançamentos do novo cd e uma grande homenagem ao Raul...... O que poderia querer a mais? Faltou apenas a filha dele, que dizem cantar muito..... Mas isso foi detalhe perto do que ele fez no palco.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SEM DÚVIDA! A NÔ STOPA (FILHA DO ZÉ GERALDO) É UMA DAS REVELAÇÕES MUSICAIS QUE DEVE SER EXPLORADA, PELO REQUINTE DE SUAS COMPOSIÇÕES, PERFORMANCE EM PALCO, ATITUDE, COMPORTAMENTO E QUALIDADE MÚSICA. PORÉM, AS GRAVADORAS E O SISTEMA NÃO BUSCAM ISSO, E SIM ARTISTAS QUE NADA DIZEM, OU NADA REPRESENTAM. REALMENTE FALTOU ELA ACOMPANHANDO O ZÉ.

      Excluir
  24. Meu velho amigo, Aexandre, estou feliz e realizado, mas ao mesmo tempo triste, acabrunhado poir causa do show de ontem no Sesc, com a presença do magnifico Zé Geraldo. O show que foi anunciado seu acontecimento no Ginásio de Esportes do Sesc, foina verdade realizado na Convivência. Pouca gente compareceu para assistir a performance de um dos mais consagrados artistas da nossa malfadada música brasileira. Se fosse um show de Zézé di Camargo & Luciano, Michel Teló, Latino e quetais, que seria merda pura, o Sesc não teria espaço para comportar tanta gente, mas tratando-se de música de qualidade ímpar, o público é feito de 3 ou 4 gatos pingados. Uma vergonha para a Capital da Tecnologia, cidade com várias universidades e habitada por um povo que não valoriza a cultura e nem a boa música. Lamentável o não comparecimento da massa, mas, pobres coitados, não sabem o que perderam. Um showzaço. Apenas Zé Geraldo e mais 3 músicos no palco e eu me senti diante de um "deus" do rock rural. Apesar de ter brigado com Zé Geraldo e de não ter entrado no camarim, fiquei sabendo através de meu irmão que o Zé perguntou se eu estava presente ao show e por que eu não estava lá no camarim, que apesar de a gente ter se desentendido, ele não acumulava nenhuma mágoa. Fiquei boquiaberto diante de tamanha apresentação. Zé Geraldo não precisa provar mais nada a ninguém, puro rock no palco do Sesc. Povo mais imbecilizado que o brasileiro eu tô pra ver, perder uma apresentação de Zé Geraldo é o mesmo que expedir um atestado de ignorancia e falta de cultura. Mas fodam-se todos aqueles que não viram este show. Lamentável. A música brasileira, meu amigo, morreu, somente alguns nomes depois da morte do genial Raulzito têm a capacidade de manter viva a boa música, porque fomos contaminados por uma epidemia chamada "burrice" popular. Já fomos juntos ver o Zé Geraldo em algumas apresentações apoteóticas e você sabe que um show do Zé é um acontecimento do mais alto nível. Fiquei feliz em ver lá no meio do povo sua mãe curtindo o Zé Geraldo. É isso aí, Dona Cila, parabéns pelo bom gosto. E a todos que não compareceram porque não gostam da magnificência da obra poética de Zé Geraldo, ouçam bem: até agradeço por vocês não estarem presentes, vocês só contaminariam o ambiente onde só tinha gente de bom gosto, pois, o bom pra vocês, idiotizados pela mídia e pela TV e por essas porcarias de rádios que temos na cidade, só se sentiriam bem num show de Zezé di Camargo & Luciano, pra desabafarem suas dores de cornos e se locupletarem diante de versos musicais da mais baixa qualidade, miséria criativa, que retrata a vida de todos vocês. Ave Zé Geraldo. Tem mais: Zé Geraldo recebeu a todos os fãs com a maior simplicidade e respeito do mundo. Povo besta e servil, mas como dizia Raul Seixas: Eu quero que os fracos se fodam ou como digo eu cá com meus botões: Quem respeita seu algoz não merece nenhuma piedade. Ou ainda, como diria meu irmão, o poeta Eliezer Soares de Souza: "COMISERATIVO É, QUE BRILHE A LUA TAMBÉM SOBRE OS IDIOTAS".

    ResponderExcluir