Marcadores

8 de agosto de 2012

“EU NÃO VOU MUDAR”


Alguns incômodos levam o homem de 55 anos a procurar um médico, quando é constatado: “Você está com um tumor maligno na garganta, e apesar do estado avançado, precisa ser feito o tratamento. Imediatamente é necessário parar de beber e fumar”.

O sujeito que é músico há três décadas e meia, sempre manteve o mesmo estilo de vida, dentro e fora dos palcos, associado a um som inigualável e o reconhecimento do público, não somente no Brasil, mas também no exterior.

Apesar do impacto da notícia, o artista chega em casa, pega a guitarra, senta e compõe a seguinte letra musical:

“Acho que a vida faz mal a saúde; É o que me leva a crer; Até que não é difícil de se entender. Beba água e abandone a cerveja; Carne vermelha e cigarro não dá; Seja um bom cordeiro e aos cem anos chegará. Quero viver cem anos pra que?; Se tenho muito mais o que fazer; Eu não vou mudar; Não vai dar; O Tédio vai me matar”.

@br.omg

Estava feita “A Vida Faz Mal a Saúde” do álbum “Por Um Monte de Cerveja”, o qual considero o mais belo de sua discografia, e conseqüentemente a decisão de não fazer nenhum tratamento, viver os restos dos dias, do mesmo jeito que sempre viveu, de forma boêmia, bebendo, fumando, bem ao estilo Noel Rosa dos tempos modernos.

Não há como discutir uma decisão pessoal, mas confesso que fiquei bastante impressionado, com sua aparência física, principalmente do tom de sua voz, seu rosto e garganta, quando vi sua última entrevista no youtube, concedida a Lica Cecato, em junho passado, no festival Rio das Ostras, revelando que o tumor havia se alastrado de forma avassaladora em praticamente um ano.

Quando a notícia da morte chegou nesta última segunda-feira (06 de agosto), mesmo sendo esperada, logo me bateu um vazio, pois o blues, a música nacional, perdia não somente um astro, mas uma pessoa que sempre se destacou pela autenticidade, pela forma de tocar, pelo lado singular que sempre foi.

Naquele momento, me veio na cabeça o show e o contato que tive com ele, ainda em meados dos anos 90, na cidade de Bauru, quando relatou algumas passagens com Raul, Marcelo Nova, e o amor pelo blues, não somente no aspecto musical, mas principalmente comportamental.


Este foi CELSO BLUES BOY, um cara que preferiu viver de sua maneira, que por conta do destino, teve como última homenagem em vida, realizada dois dias antes de sua morte, com o lançamento oficial do livro “CANTANDO UM BLUES”, do amigo Isaac Soares de Souza, aqui mesmo em São Carlos, o qual dedicou um dos capítulos da obra a este bluesman.

Tem coisas que nem mesmo os deuses da música conseguem explicar.


Obs.: Quem desejar ouvir as últimas músicas de Celso Blues Boy, basta entrar em seu site oficial: www.celsobluesboy.com.br

8 comentários:

  1. Quem somos nós para criticar uma escolha de vida. Melhor viver 1 ano bem do que 3 anos péssimo. Não é verdade?

    ResponderExcluir
  2. Meu irmão Alexandre. O blues, o rock, a música perdeu com a passagem de Celso B. Boy ao plano superior. O cara era fantástico, apesar de ter tudi pouca oportunidade na mídia. Muito boa esta homenagem. Valeu.....

    ResponderExcluir
  3. Vc pode não acreditar, mas assim que fiquei sabendo que ele morreu, quando falou na TV, na hora pensei em você. Deve estar num lugar meklhor que o nosso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MARCIA,

      OBRIGADO PELA LEMBRANÇA, AINDA MAIS ASSOCIADA A UM GRANDE ARTISTA, MÚSICO E ÍCONE DO BLUES NACIONAL. CERTAMENTE ELE ESTÁ SIM, NUM PLANO SUPERIOR, MELHOR QUE ESTE QUE VIVEMOS, REPLETO DE INJUSTIÇAS, MALDADES, E OUTROS ELEMENTOS QUE TODOS NÓS SABEMOS.

      UM BEIJO.

      Excluir
  4. Luciano Veloso - Santa Cruz (RN)8 de agosto de 2012 às 17:52

    O BLUES FICOU DE LUTO.
    O BLUES QUE JÁ É TRISTE, FICOU MAIS TRISTE AINDA.
    VALEU CELSO!!!!!!!!!!!!!!!
    ENQUANTO ISSO JOELMA E CHIMBINHA CONTINUAM ÓTIMOS KKKKKKKKKKK.

    ResponderExcluir
  5. NAO CONHECIA, MAS OUVI 2 MÚSICAS NO SITE E ADOREI. O CARA MANDA MUITO NA GUITARRA E NO TIMBRE DE VOZ, BEM BLUES MESMO. QUE PENA QUE ARTISTAS ASSIM MORREM CEDO. RAUL, CAZUZA, RENATO RUSSO E TANTOS OUTROS AINDA PODERIAM ESTAR FAZENDO SEUS SOM HJ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GRANDE NELSON.

      CONFORME DISSE O LUCIANO ACIMA: "ENQUANTO ISSO JOELMA E CHIMBINHA CONTINUAM 'NA ATIVIDADE'" (RS). ADOREI (RS). CELSO BLUES BOY É OUTRO QUE INTEGRA A GRANDE LISTA DE ARTISTAS QUE FAZEM FALTA NO CENÁRIO MUSICAL.

      UM FORTE ABRAÇO.

      Excluir