Marcadores

4 de outubro de 2012

"DIAS INCERTOS"


Era uma terça feira, no ano de 1997, bem na hora do almoço, estendido na cama, deprimido, quando ouço na televisão, precisamente no canal CNT, uma banda cantando os primeiros versos: “As vezes ando tão fudido; Quebrado na falta de grana; Nervoso numas de horror. As vezes ando tão fudido; Travado sem saber onde ir; Carente sem ter amor”. Não tive como ficar inerte, até que ao chegar à sala, constatei que era o “Blindagem”, de volta a cena, com o trabalho “Dias Incertos”.

Depois de tanto tempo ouvir novamente a voz penetrante de Ivo Rodrigues, era o que faltava, para abrir novos horizontes na minha consciência.


Às vezes questiono comigo mesmo: “Como uma música, um som, pode mudar a vida de uma pessoa?” Estava naquela ampola o tratamento que necessitava.

A partir dali, mantive contato freqüente principalmente com Ivo (vocalista), Paulo (guitarrista), e Juk (baixista), onde inclusive, ao lado do “velho” Isaac Soares, realizamos vários especiais em algumas estações de rádios de São Carlos, reportagens em jornais, expandindo a divulgação do Blindagem, considerada o principal expoente do rock no Paraná, que alcançou todo o Brasil.

Os anos passaram, até que em 2009 agravaram os problemas de saúde do vocalista. Lembro-me da última conversa que tive com ele, pelo telefone, onde às vésperas de um transplante de fígado, confessou: “Bebi tanto que o fígado não agüentou. Se eu fosse você, pra garantir, já entraria na fila”. O lado brincalhão era a principal marca de sua personalidade.

IVO RODRIGUES

A voz do Blindagem, como era chamado carinhosamente pelos fãs, foi vencido pelo câncer, e em abril de 2010 deixou o microfone mudo e o legado de dever cumprido com a cultura musical.

Quando recebi a notícia, ainda que esperada, fiquei anestesiado, relembrando o passado, as conversas, as cartas que trocávamos quando ainda não existia Internet, os álbuns autógrafos, num tom de uma lembrança que jamais esquecerei.

A emoção foi ainda maior, quando sem nenhuma vergonha sentimental, chorei ao ver o vídeo (abaixo) que fizeram em sua homenagem, e a forma que os amigos, a família e o povo paranaense se despediu deste artista impar do rock nacional.


Valeu Ivo, Saudades!

13 comentários:

  1. O vídeo emociona mesmo. Toda razão. Ainda mais quando eles cantam antes do caixão descer. O Ivo era único. Grande perda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FELIPE,

      REALMENTE A VOZ DO IVO, A EXEMPLO DO QUE DIZ O GRANDE "MARCOS" (COMENTÁRIO ABAIXO) ERA ÚNICA, O VERDADEIRO PORTA VOZ DO ROCK DA BANDA BLINDAGEM.

      UM FORTE ABRAÇO.

      Excluir
  2. A VOZ DO IVO ERA ÚNICA.
    MERECIDA HOMENAGEM.

    ResponderExcluir
  3. Nao conhecia - Mas bela despedida o cara teve.

    ResponderExcluir
  4. Bruno Crolice - Londrina4 de outubro de 2012 às 16:20

    Eles ficaram a margem das grandes mídias, mas nunca se venderam ao sistema. Mesmo assim conseguiram arrebanhar seu público, que foi e ainda é fiel a obra. Dizem que a banda continua com outro vocalista. É vdd. Nunca ninguém substituirá o talento de Ivo Rodrigues.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BRUNO,

      O TALENTO DE IVO É INSUBSTITUÍVEL.

      PORÉM, A BANDA BLINDAGEM, QUE HÁ MAIS DE 30 ANOS DESEMPENHA COM MAESTRIA O ROCK NACIONAL, TAMBÉM NÃO PODERIA PARAR SUAS ATIVIDADES E PREFERIU INTEGRAR UM NOVO VOCALISTA, O QUAL TAMBÉM POSSUÍ QUALIDADES E TALENTO.

      FORÇA AO BLINDAGEM NESTA NOVA CAMINHADA.

      Excluir
  5. Enquanto as rádios e a TV tocam porcaria, vc insiste em qualidade. Parabéns. Valeeu Alex.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LINO,

      OBRIGADO PELAS PALAVRAS E PELO ELOGIO.

      DEVEMOS SEMPRE PREZAR A QUALIDADE DA NOSSA MÚSICA NACIONAL, AINDA QUE EXISTEM AQUELES QUE INSISTEM EM PORCARIAS, COMO VOCÊ BEM MENCIONA.

      OBRIGADO PELA PARTICIPAÇÃO.

      Excluir
  6. Lembro de qdo eles começaram com a famosa ORAÇÃO DE UM SUICIDA, ainda no início dos anos 80, antes da febre do rock nacional. Depois sumiram. Ao ver o concerto que fizeram juntando rock e clássico, com orquestra e tudo no Teatro fiquei impressionado com a qualidade dos caras.

    ResponderExcluir
  7. Meu velho amigo Alexandre, mais uma vez, e esta não é a primeira e nem será a milésima vez que parabenizo-o pela excelência do Blog IncontroleTotal, mais do que bem escrito por você que é um nato literato de prêmio, mas este artigo em homenagem a banda Blindagem me emocionou. Éramos amigos de todos os integrantes desta puta banda do rock paranaense. O vídeo ao qual você se refere, que te levou às lágrimas, também me emocionou demais. O Ivo Rodrigues era uma das mais ferozes vozes do raquítico rock nacional, se é que se pode chamar de rock essa baboseira toda que bandinhas insossas gravam e alardeiam como se fosse o mais puro rock brasileiro. Uma perda irreparável para a música brasileira. Agora no Paraná só quem está à altura da categoria musical da Blindagem trata-se de uma banda chamada MOTOROCKER, capitaneada pelo meu amigo, compositor e vocalista Marcelus, que à partir de agora também é meu parceiro musical. Inclusive a banda MOTOIROCKER gravou uma música intitulada HOMEM LIVRE em homenagem ao Ivo Rodrigues, pois o Marcelus é fã da Blindagem, mas quem não é? Só os imbecis que se dedicam a ouvir e endeusar idiotas que se autointitulam cantores, coisas de outro planeta que empestaram o Brasil nos últimos anos, transformando nossa rica MPB e o Rock de Verdade em precipício da burrice. Ivo Rodrigues tinha voz de canhão, uma trovoada de boas canções. Nunca mais o Paraná irá parir uma outra voz como a de Ivo Rodrigues. Em minha primeira matéria publicada em jornal são-carlense a respeito da banda Blindagem, eu dizia que a Blindagem era a única banda capaz de fazer o Barão... ficar Vermelho... Agora tenho mais do que certeza do que escrevi há anos, pois uma notícia que está me causando indignação refere-se exatamente ao grupo já falido Barão Vermelho. O Barão Vermelho conseguiu captar recursos e incentivos no valor de 10 milhões de reais. É o fim de todas as esperanças. Isso não me cheira bem, algo de equivocado tem nesta notícia. O Frejat, que é meu amigo há anos e que me parecia ser um sujeito mais honrado pisou no tomate ao aceitar tais incentivos. Com 10 milhões de reais mais ou menos umas 100 bandas desconhecidas do grande público e com trabalhos dez vezes melhores do que o desenvolvido pelo grupo Barão Vermelho conseguiriam gravar seus CD´s e aparecerem na mídia. Isso e uma sacanagem sem limite, pura firula pra levantar uma grana preta. O Frejat me envergonhou agora e estou abismado. Puta que pariu, depois que eu me enervo e mando todo mundo tomar no "séculus", porque falar cu é palavrão, e esses caras nem cu têm mais porque são tão largos e vendidos que o ânus virou séculus, dizem que não tenho papas na língua. A banda Blindagem e a que mencionei depois, a MOTOROCKER juntas, são mil vezes mais competentes que o Barão Vermelho. Aliá quem tocava mesmo o Barão era o genial Cazuza, fora da banda o Barão logo se cansou de não ter nada inédito e de qualidade para gravar e resolveu dar uma longa parada pra que o Frejat deslanchasse sua carreira solo. Acho que se Cazuza tivesse vivo ele não aceitaria os 10 milhões de incentivo que foram captados pelo Barão e, se ainda fizesse parte do grupo, certamente sua saída se daria com tal acontecimento. 10 milhões de incentivo pra que? Pra gravar musiquinhas imberbes e sem nenhum conceito de verdade? Ah, Barão, ah, Frejat, vocês pensam que enganam a mim? Quer saber de uma verdade? Vão todos pro inferno...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GRANDE "VELHO" ISAAC,

      AS SUAS MENSAGENS SEMPRE SÃO ESSENCIAIS PARA O CONHECIMENTO DE QUEM ACESSA ESTE BLOG.

      PARABÉNS, PRINCIPALMENTE POR ESTE LADO CRÍTICO E CONTESTADOR QUE SEMPRE ESTEVE COM VOCÊ, INDEPENDENTE DO TEMPO E DO ESPAÇO.

      UM ABRAÇÃO.

      Excluir
  8. Esses sempre foram fera.

    ResponderExcluir
  9. po, grande blog e hoje alertado pelo post do Juk, vou seguir sempre...

    ResponderExcluir