Marcadores

24 de outubro de 2012

Formação de “Belo” Caráter


“Moça, me dá um trocado”, clama o menino na frente da padaria para uma destas chamadas “piriguetes”, aparentando uns 20 anos de idade, que sequer lhe dá atenção, quanto mais uma mísera moeda.

Muitas vezes situações como esta me traz um desconforto que acaba me perseguindo o dia todo, e por mais que tento refletir, respostas não põem fim as minhas indagações.

O mundo se tornou individualista, sendo que a tendência é piorar com o tempo, com as próximas gerações.

@INQUIETUDE

Defendo uma tese que egoísmo, egocentrismo, ganância e a ausência de solidariedade, são elementos que surgem nas escolas e no ambiente familiar, ainda na formação do jovem.

Há algum tempo, a educação chamada de “qualidade”, do poder privado, preza pela disputa entre os alunos, precisando um ser melhor que o outro, alcançar o topo mais alto, independente da forma que percorreram os caminhos, importando única e exclusivamente o resultado.

Já os pais demonstram que o ápice é o dinheiro, o poder, é você ser melhor por ter a melhor casa, o melhor carro, os bens que estão acima das pessoas, exemplos que eles mesmos praticam e defendem socialmente, reflexos da formação do caráter de seus filhos no futuro.

Quantas vezes pessoas de classes mais privilegiadas levaram seus filhos em festas filantrópicas, na entrega de agasalhos, ou, num simples almoço aos menos favorecidos? Nunca, pois é preferível tapar os olhos para a pobreza, uma realidade, que mesmo sabendo que existe é desconhecida na prática.

Por esta razão que não culpo e nem condeno a “piriguete”, citada no início deste depoimento, até porque o que lhe importa é a balada no final da noite, as mensagens do computador ou do celular, a roupa a ser comprada, e ainda com quem ela vai “trepar” no fim da festa, mas jamais a provável necessidade do “pivete” na porta da padaria.

Seus pais ensinaram e a formaram assim, com a certeza que infelizmente as “manadas”, frutos da sua atual “galera”, serão ainda maiores daqui a 10 ou 15 anos, um retrato que prefiro isentar meus olhos de verem.

11 comentários:

  1. Novo conceito de puta é piriguete e ainda elas gostam desta denominação.;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BENÊ,

      VOCÊ TEM RAZÃO NO SEU COMENTÁRIO.

      A MODA DITA O CONCEITO, AINDA QUE FUJA DOS VERDADEIROS VALORES.

      UM ABRAÇO.

      Excluir
  2. qem é vc pra fala de carater?

    ResponderExcluir
  3. Rita de Cassia Mendes24 de outubro de 2012 às 13:02

    Hj não estão mais educando, criando filhos, ensinando valores, e sim jogadores da sociedade, futuros mosntros. Que sdds que tenho do passado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RITA,

      JÁ OUVIU AQUELA FRASE: "HOJE É APENAS UM FURO NO FUTURO, POR ONDE O PASSADO COMEÇA A JORRAR; E AQUI ISOLADO, ONDE NADA É PERDOADO, VI O FIM CHAMANDO O PRINCÍPIO, PRA PODEREM SE ENCONTRAR".

      RESUME BEM O SEU PENSAMENTO.

      OBRIGADO PELA PARTICIPAÇÃO.

      Excluir
  4. Meu carro é melhor que o seu - sou melhor que vc; sua casa é pior que a minha - sou melhor que vc - conheço muitos assim - que Deus afastaia de mim fdp assim.

    ResponderExcluir
  5. Guerra para ver quem chega lá em cima, é q ensina as escolas, sem saber "que qto maior o cargo, maior o tombo" kkkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FELIPE.

      NÃO SEI A RAZÃO, MAS O QUE VOCÊ ESCREVEU ME LEMBROU UM CERTO CANTOR E COMPOSITOR CHAMADO ZÉ GERALDO (RS).

      ESTOU CERTO?

      Excluir
  6. Tem gente que só olha pra si mesmo, sem importar com os outros, se o outro tem fome, sede, pássa necessidade, isso nao importa, o que importa é o próprio umbigo. Lamnetável que isso é assim. Um bj e muito reflexivo o texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBRIGADO CRIS.

      CONFORME JÁ TE DISSE, VOCÊ É SUSPEITA, POR SER UMA DAS MAIS ASSÍDUAS FREQUENTADORAS E ADMIRADORAS DESTE BLOG.

      OBRIGADO SEMPRE.

      UM BEIJO NO SEU CORAÇÃO.

      Excluir
  7. Alexandre, pq vc não exclui estes comentários deste anônimos idiotas? A pessoa nem se identifica e fica colocando coisas nada a ver. Deve ser invejoso ou te detestar muito - caracas kkkkkkkkk.

    ResponderExcluir