Marcadores

27 de julho de 2012

DEPÓSITO DE HUMANOS


Estive acompanhando um amigo no hospital, onde o mesmo encontra-se internado, vítima de tudo que você possa imaginar de um sedentarismo convicto e teimoso. Pressão alta, início de infarto, stress no limite, entre outros problemas oriundos desta doença caracterizada de silenciosa e fatal.

Alguns elementos são sempre os mesmos, quando o assunto é hospital. Não muda nada com o tempo, ou melhor, piorou com o passar dos anos, comparados a primeira vivência que tive como acompanhante, ainda na adolescência, além de outras não tão antigas.

Vejo que 70% dos visitantes carregam visíveis nos olhos a obrigação de estar naquele lugar, mesmo sendo um ente querido. Imagine se não fosse? Por outro lado, quem gosta de hospital é médico e enfermeira, e não amigos e familiares. O pensamento é mais ou menos assim, infelizmente.

As horas passavam, quando adentrou a madrugada, com um silêncio somente quebrado por alguns chamados, gritos de dores e aflições. Sinceramente acaba assustando, principalmente quando seu pensamento está distante.

@CLICBS

O soro caia lentamente, a televisão praticamente muda, o vento batia na janela e alguns passos no corredor completavam o cenário, quando de repente, próximo as 4 da madrugada uma sirene soa, sem tempo para socorrer um paciente que veio a óbito.

“O cara acabou de morrer no quarto ao lado. Estive conversando com ele no dia anterior, e aparentava estar bem. Como a nossa vida é cheia de surpresas e a hora certa somente Deus é quem sabe”, pensei comigo.

Inacreditável a reação dos dois familiares que foram chamados pela enfermeira chefe. Nenhum deles esboçou qualquer sentimento de perda, mesmo um deles sendo filho. Por mais que este cidadão tenha sido um grande “filho da puta” em vida, acredito não ter merecido tanto desprezo. Mas isso somente eles podem avaliar.

Os minutos passaram, até que vi uma ponta do sol surgir, revelando que minha jornada naquele depósito de humanos havia terminado, pelo menos por hoje, restando assim tomar um banho, um café, e enfrentar o dia, que nas minhas condições, certamente será extenso, me arrastando até este mesmo sol se pôr.

12 comentários:

  1. Hoje ninguem está nem ai com ninguém. Nada mais me assusta. A pessoa nao tem valor nenhum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VOCÊ DISSE TUDO EM POUCAS PALAVRAS.

      GRANDE ABRAÇO.

      Excluir
  2. Passar a noite em hospital nao é nada fácil, ainda mais com estes acontecimentos que vc relatou no texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. POR OUTRO LADO, GRANDE AMIGO SERGIÃO, TAMBÉM NÃO É DIFICIL, POIS TEMOS A OPORTUNIDADE DE NOS CONSCIENTIZARMOS DO VERDADEIRO VALOR DO SER HUMANO, SABENDO QUE FATOS COMO ESTES TAMBÉM PODEM ACONTECER COM A GENTE.

      UMA GRANDE LIÇÃO!

      Excluir
  3. Amigo, voce esteve ao meu lado em momentos como este e eu sei o valor do verdadeiro amigo que é você. Vejo que quando seus amigos estão passando por problemas você está sempre ao lado, junto e jamais abandonando o barco. O mundo poderia ser melhor se tivessemos mais pessoas como você, que agradeço muito de ter como um verdadeiro amigo. Um beijao fraterno no seu coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SANDRINHA,

      OBRIGADO PELAS PALAVRAS ELOGIOSAS, MAS NÃO SOU "TUDO ISSO" QUE VOCÊ MENCIONA EM SEU DEPOIMENTO. TENHO MUITA ADMIRAÇÃO POR VOCÊ, POR SUA FAMÍLIA E POR TODAS AS DIFICULDADES QUE VOCÊ PASSOU, QUE FELIZMENTE FICOU NO PASSADO.

      HOJE VOCÊ COLHE OUTROS FRUTOS, GRAÇAS A SUA LUTA, PERSEVERANÇA, E PRINCIPALMENTE POR FÉ EM DEUS.

      TAMBÉM AGRADEÇO MUITO PELA SUA AMIZADE.

      BEIJO CARINHOSO.

      Excluir
  4. Este seu amigo que está internado também é advogado? Pressão alta, stresse e começo de infarte são sintomas que muitos advogados tem e acabam morrendo - tamanha pressão kkkkkkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LINO,

      ATUALMENTE NO CHAMADO "MUNDO MODERNO" NÃO SÃO APENAS OS ADVOGADOS VÍTIMAS DESTES SINTOMAS, E SIM TODOS AQUELES QUE USUFRUEM DO CÉREBRO COMO FERRAMENTA DE TRABALHO.

      POR ISSO QUE INSISTO EM DIZER: SE CUIDA! (RS).

      UM ABRAÇO.

      Excluir
  5. Le..... adorei seu texto. Me fez pensar um pouco e chegar a conclusão que a vida é breve, é curta. Um dia estamos e no outro já naao estamos mais.

    ResponderExcluir
  6. QTAS VC TOMOU PARA PASSAR A NOITE EM CLARO RRRSSS.???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SINCERAMENTE NÃO TOMEI NADA, EXCETO ÁGUA, CAFÉ, CHÁ, SUCO DE TOMATE, VITAMINADO COM LEITE, E ALGUMAS TORRADAS INTEGRAIS (RS). JÁ QUE A LATARIA NÃO TEM SOLUÇÃO, O QUE ME RESTA É PRESERVAR UM POUCO O MOTOR (RS).

      OBRIGADO PELA PARTICIPAÇÃO.

      Excluir
  7. O CIDADÃO VAI POR OBRIGAÇÃO E SE PUDER NEM NA FRENTE DO HOSPITAL PASSA, MESMO SENDO SUA MÃE, QQ UM; JÁ PASSEI POR ISSO E SEI COMO É MUITO BEM ISSO.

    ResponderExcluir