Marcadores

16 de julho de 2012

ENCONTRO COM O PROFETA


Reparou como as pessoas não têm mais tempo para ouvir? O trânsito, o celular e o computador fazem ocupar um tempo, onde não conseguimos sequer passar uma informação, um pensamento, ponto de vista, ou menos ainda um acontecimento ou um problema que possa estar nos afligindo. Não há segundos a serem desperdiçados.

Contrariando esta realidade, passei algumas horas conversando com um senhor de 80 e poucos anos, bastante lúcido, inteligente, sereno, com um ar de sabedoria estampado em seu semblante, o qual, carinhosamente, o apelidei de PROFETA.

O “velho” Noronha me foi apresentado no bar do Cigano, um destes botequins de vila, intitulados por muitos de “vendas”, “armazéns”, onde se comercializa desde a simples pinga no balcão a enlatados, produtos de limpeza, etc. “Aqui tem de tudo um pouco”.

De forma generosa, a fim de não ofender, logo após o aperto de mão, soltou como primeira recomendação o seguinte ensinamento: “Quando quiser falar de você, saiba também ouvir”.

Noronha viveu em dois países na Europa, passeou pela América do Norte, e hoje, mesmo tendo formado uma família, prefere viver isolado, independente, meio a solidão, pois defende que ninguém é obrigado a carregar um fardo, se retratando a ele próprio.

A visão que este senhor tem do mundo é surpreendente e ao mesmo tempo assustador.

Confessou que sua maior perda foi à morte da esposa há quatro anos, vítima de um câncer; que o valor da pessoa está naquilo que ela pode oferecer; que a ingratidão de filhos não é mais uma exceção; que numericamente o mal sempre foi superior ao bem; e que com o tempo a pirâmide de amizade vai se afunilando, até chegar na solidão total.

Conversamos sobre muitas coisas, onde abordamos o passado, as suas passagens, algumas aventuras, quando repentinamente me questionou qual seria o meu maior sonho. Fiquei, em questão de segundos, conturbado, até porque, realmente, não tenho nenhum sonho concreto a ser realizado.

Antes de nos despedirmos uma lição: “Preferível manter a realidade daquilo que um dia foi um sonho, que criar novos sonhos e não serem realizados”.

Sinceramente fiquei com esta frase por vários dias na cabeça, além de outros conselhos que soaram como nobres ensinamentos.


Mesmo assim, perdi a oportunidade de lhe dizer que em matéria pessoal meu maior sonho é encontrar e manter a paz em sua plenitude, enquanto no campo material seria adquirir um fusca, objeto de desejo que somente irei buscar quando estiver completamente realizado internamente, ou seja, encontrado o pessoal.

Espero que em breve, na próxima conversa, eu tenha a oportunidade de lhe responder esta pergunta que ficou sem resposta, até porque este profeta abomina celular, computador e desconhece trânsito, exceto do trajeto que faz mensalmente ao banco, a fim de retirar sua “misera” aposentadoria, como bem evidenciou.

17 comentários:

  1. Fusca? Não teria outro desejo por carro senão esse? Brincadeira isso meu amigo rrsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SÉRGIO,

      NECESSARIAMENTE NÃO PRECISA SER UM FUSCA PARA REALIZAR MEU SONHO. PODE SER UM PASSAT, CORCEL, OPALA, CHEVETTE, OU QUALQUER OUTRO MODELO ANTIGO, PRODUZIDO ENTRE AS DÉCADAS DE 70 E 80. COMO DIZ MR. MARCELO NOVA: "VOU SER O MAIOR; COMPREI UM SIMCA CHAMBORD". ENTENDEU? A ESSÊNCIA ESTÁ NAQUELES MODELOS ANTIGOS, DA ERA AUREA DA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA, QUANDO EXISTIAM POUCOS MODELOS DE CADA FABRICANTE.

      QUEM SABE UM DIA REALIZO ESTE MEU SONHO (RS).

      Excluir
  2. Infelizmente no Brasil os idosos não tem vez, oportunidades e são produtos descartados pela sociedade. Ainda bem que tem pessoas como você que dá ouvidos, conversa, aprende e valoriza pessoas mais velhas. Parabéns pela conduta e como vc mesmo deixou claro no seu depoimento, são ensinamentos que poucas oportunidades temos e quando temos não temos tempo. Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBRIGADO VANESSA.

      O BRASIL DEVERIA TER A MESMA CULTURA ORIENTAL, ONDE OS "VELHOS" SÃO RESPEITADOS, OUVIDOS, CONSULTADOS E VALORIZADOS PELA SOCIEDADE. QUEM SABE UM DIA CHEGAREMOS LÁ. VAMOS TORCER E PRINCIPALMENTE ENSINAR OS NOSSOS JOVENS ESTE PRINCÍPIO.

      BEIJO E OBRIGADO PELA PARTICIPAÇÃO.

      Excluir
  3. Alex, coincidencia já que conheci o sr. Noronha a quase 5 anos atrás; uma pessoa maravilhosa, inteligentíssima, centrado, e quando conversei com ele, disse sobre o que ele viveu no Vaticano, na Ita´lia. Achei que ele já tinha falecido, já que não tinha mais visto ele, mas ainda bem que pelo jeito está da mesma forma. Ainda está bebendo aquela pinga de alambique? Qq dia eu apareço por aquelas bandas. Forte abraço meu amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GRANDE FELIPE,

      O "PROFETA" NORONHA, SEM DÚVIDA, É TUDO QUE VOCÊ DECLAROU (PESSOA MARAVILHOSA, INTELIGENTÍSSIMA, CENTRADO). SEMPRE É UM GRANDE PRAZER CONVERSAR COM ELE, ONDE APRENDEMOS, REFLETIMOS E CONCLUIMOS QUE TEMOS MUITO QUE APRENDER NESTA VIDA.

      QUANTO AOS COSTUMES, CONTINUAM OS MESMOS, OU SEJA, APRECIANDO SEMPRE UM BELO CÁLICE DA CACHACINHA PURA, COMO ELE MESMO DIZ, MAS SEMPRE COM MODERAÇÃO.

      QUANDO QUISER PODEREMOS MARCAR.

      UM GRANDE ABRAÇO.

      Excluir
  4. Meu caro amigo, você realmente encontrou um profeta neste "boteco" referido em seu artigo. Aliás somente pelos bares da vida e das quebradas é que encontramos verdadeiros profetas ainda vivos. Esse velho sábio parece-se comigo, não na sapiência, que me falta, mas na aversão que possui no que se refere à modernidade: odeio celular, tenho um por ter, nunca o uso, odeio computador, que é uma fonte de burrice sem limites, mesmo contendo coisas interessantes, os internautas cabeças-de-bagre só procuram acessar sites e blogs de extrema ignorância. Aliás, odeio a vida, dela nada se leva, então, pergunto: por que vivemos? Conheço um senhor que trabalha comigo, que aos 76 anos e ainda trabalhando, pois a mísera aposentadoria não permite o derradeiro descanso antes da fatal morte, que, recentemente perdeu a esposa vitimada por um câncer, este mesmo senhor, perdeu há pouco tempo 2 filhos. Um morreu assassinado durante um show na Praça dos Pombos no centro de São Carlos, acorreu uma confusão entre o público presente e o filho dele caiu de uma altura fatal, bateu com a cabeça e faleceu. O outro filho deste senhor morreu afogado algumas semanas depois. Mas o mais triste é que ele já havia perdido uma filha há anos, quando ela tinha 12 anos de idade. Sua netinha está com uma doença meio grave. E este mesmo senhor, há tempos atrás adoeceu gravemente, permaneceu na cama por meses seguidos, sem poder se levantar e caminhar, usava fraldão e os amigos de trabalho se reuniam todos os meses para ajudá-lo com algum dinheiro e cestas básicas. O mais cruel de tudo, este senhor me disse que o que ele mais sentiu foi a morte da mulher e ele me disse que ela queria mesmo morrer de tanta saudade que sentia dos 3 filhos mortos. Quem cuida deste senhor é uma filha que lhe restou, a tristeza está estampada em sua face, mas a coragem que ele transmite ao conversar me fascina. Como pode um ser humano que perdeu toda a família ainda ter coragem para prosseguir sua luta diária? Como pode não desejar a morte rapida? Diante de tais situações acredito que eu seja mesmo um dos mais fracos dos seres, eu não suportaria tamanha desgraça. São profetas esses seres humanos ou Deus está de brincadeira conosco. Deus nos concedeu força para suportar a perda de um ente querido, mas não nos ensinou a deixar a saudade de quem parte no túmulo que o enterramos. A vida humana meu velho, não tem sentido nenhum, nada significamos e o que será que fazemos neste planeta estranho, repleto de ignorantes e hipócritas. Ah, se eu pudesse pegar um Fusca e me mandar para os quintos do inferno, talvez lá no caldeirão do Demo a coisa seja mais quente que esse mundo tétrico e frio...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VELHO AMIGO ISAAC,

      EXCELENTE DEPOIMENTO. QUANDO EU REALIZAR O SONHO DE ADQUIRIR O FUSCA, CERTAMENTE LHE DAREI UMA CARONA, NÃO NECESSARIAMENTE PARA OS QUINTOS DO INFERNO, MAS PARA TIRAR VOCÊ DESTA REALIDADE IMPLACÁVEL QUE TE ASSOLA HÁ TEMPOS.

      UM ABRAÇO.

      Excluir
  5. Meu amor se você deseja encontrar e manter a paz em sua plenitude acho melhor trocar de namorada.kkkk.Quanto ao fusca está chegando o dia.
    Bj Amo Você

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TROCAR DE NAMORADA?

      VOU PENSAR NA SUA SUGESTÃO, MAS DAQUI HÁ CINQUENTA E SETE ANOS. TUDO BEM?

      ALIÁS ESTA SUA IDÉIA É MUITO "FEIO, VERGONHA, PAPELÃO" (RS).

      TAMBÉM AMO MUITO VC. BJ.

      Excluir
  6. A paz está dentro de nós mesmos, basta encontrar. Vc merece esta plenitude da paz e ainda mais este fusca velho kkkkkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CRIS,

      PRIMEIRO VOU EM BUSCA DA PAZ, DEPOIS DO CARRO, QUE NÃO SERÁ VELHO COMO VOCÊ DECLAROU NESTE SEU COMENTÁRIO. QUANDO EU TIVER COM ELE, LEVAREI PARA VOCÊ VER (RS).

      UM BEIJO.

      Excluir
  7. Ouço esta história do fusca a mais de vinte anos. Vou acabar comprando um e te presenteando. Não é possivel vc nao ter comprado ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBRIGADO MARCÃO.

      COM CERTEZA ACEITAREI O PRESENTE, MAS NA HORA CERTA. NÃO ADIANTA GANHAR O CARRO E NÃO TER CONDIÇÕES DE COLOCAR O COMBUSTÍVEL (RS). NO MOMENTO CERTO EU TE AVISO (RS).

      UM ABRAÇO.

      Excluir
  8. O profeta perdeu a esposa, decepciona com filhos - provavelmente pelo que entendi neste texto, ganha uma misera aposentadoria e ainda ensina as pessoas que dão chance de conversar. Exemplo de vida.

    ResponderExcluir
  9. Fabrício Parralon (Jáu-SP)18 de julho de 2012 às 17:00

    Grande Alexandre. Estava lendo alguns de seus textos antigos e uma frase guardei comigo, quando vc diz que CARREGO COMIGO O RANCOR, A MÁGOA, O DESPREZO, ELEMENTOS QUE NEM SEMPRE FAZEM BEM, MAS QUE SE TORNARAM ESSECIAIS COMO MUNIÇÕES DE DEFESA. Esta foi fundo, amigo. Sempre volto para ler coisas que vc escreveu lá atrás. Me sinto dentro de alguns textos e me faz pensar que as pessoas são pessoas seja aqui, ou do outro lado do planeta e sentem os mesmos sentimentos. Gostei muito deste seu novo texto do PROFETA que tambem me fez pensar sobre muitas coisas que ele disse na conversa que teve com vc. Admiro muito este blog e suas reflexões e pensamentos. Valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FABRÍCIO,

      OBRIGADO PELO PRESTÍGIO, POR RELER OS POST'S ANTIGOS, E PRINCIPALMENTE PELA IDENTIFICAÇÃO. QUE SEU CAMINHO SEJA SEMPRE REPLETO DE MUITA PAZ E EQUILÍBRIO, INDEPENDENTE DO MOMENTO QUE VOCÊ ESTÁ ATRAVESSANDO. CONTE SEMPRE COMIGO.

      UM CARINHOSO ABRAÇO DO SEMPRE AMIGO E IRMÃO.

      Excluir