Marcadores

28 de março de 2012

A LUZ e a ESCURIDÃO

Neste final de semana o programa “Domingo Espetacular” da Rede Record, apresentou uma reportagem onde mostrou que o baixista Renato Rocha, que integrou a banda Legião Urbana, atualmente é um morador de rua, mendigando pelas ruas do Rio de Janeiro.

Fiquei com esta matéria na cabeça até hoje, me perturbando e me questionando a respeito dos fatores nela contida.


Independente de qual seja o seu gosto musical, Renato Rocha integrou uma das maiores bandas de rock do país. Isto é fato! Mesmo assim os direitos autorais recebidos pelo ex-músico não pagam as despesas básicas de um mortal normal. Se fosse nos Estados Unidos ou na Europa isso poderia ser diferente.

A equipe de jornalismo da Record tentou sem êxito entrevistar os outros dois remanescentes da Legião Urbana, ou seja, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, que preferiram o silêncio, talvez por razões pessoais desconhecidas.

Deixando de lado o caso específico, percebo que a grande maioria adora ver seu semelhante no fundo do poço. Isso dá prazer!

O ex-baixista da Legião não é o primeiro e nem será o último.

Norma Bengell, uma das divas atrizes do cinema, do teatro e da TV, que reinou a partir da década de 60, atualmente além de pobre, é cadeirante, abandonada e esquecida, passando seus últimos momentos tentando entender toda falta de prestígio que a acompanha há anos.

Você sabe quantas pessoas estiveram presentes no velório do Francisco Di Franco? Talvez pelo nome você nem saiba quem seja, mas foi um dos mais requisitados modelos e ator da teledramaturgia nacional nos anos 70, protagonista do eterno Jerônimo, Herói do Sertão. Em seu velório o número não chegou a dez, sendo que nenhum era do meio artístico.


Além desses, a triste realidade não foi diferente para a atriz Wilza Carla; para o ‘socialite’ Ataíde Patreze; nem mesmo para o Bolinha, apresentador de programas de auditório nos anos 80, entre dezenas de outros que acabaram na lama e no esquecimento.

Eu pergunto: Será que foram eles mesmos que buscaram a sarjeta? O sistema foi justo e reconheceu a importância de cada um deles? Existiu uma nova chance? Ou se analisarmos pela força da energia astral, poderiam ter sido vítimas das pragas lançadas por invejosos (as) ou maldosos (as)?

Sinceramente eu admiro muito mais aqueles que terminaram no escuro, do que muitos que mantiveram a todo custo o brilho dos holofotes. Independente da minha preferência, a certeza é que todos nós iremos acabar, da mesma forma, estando embaixo ou no patamar mais alto desta escada, que sempre dividiu a sociedade.

Embaixo da terra não há divisão, pois os vermes desconhecem aqueles que acabaram no lixo ou no luxo.

14 comentários:

  1. Acaba na sajeta por nao saber escolher o caminho certo. Voce planta apenas o que colhe e naum adianta reclamar.

    ResponderExcluir
  2. Valdez Santiago (SP)28 de março de 2012 às 11:30

    Fiquei muito surpresa quando me disseram que tinha uma referencia do Chico di'Franco neste blog. Sou fã dele desde criança. Seu padrinho foi o Mazaroppi, com quem trabalhou junto no Jeca e outros filmes. Parabéns pela citação e pela homenagem a este grande ator nacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VALDEZ,

      FRANCISCO DI FRANCO FOI UM EXPOENTE NA MINHA INFÂNCIA, POR SER O PROTAGONISTA EM "JERÔNIMO, O HERÓI DO SERTÃO". DEPOIS QUE PUBLIQUEI ESTE POST, DESCOBRI OUTROS ADMIRADORES DO TRABALHO DESTE GRANDE E IMPORTANTE ATOR BRASILEIRO, COMO MEU VELHO AMIGO MESSA, O CARLITO, ENTRE OUTROS.

      O GRANDE "BARATO" DESTE BLOG, É SABER QUE ATINGIMOS UM LEQUE DE PESSOAS QUE NEM SEMPRE SABEMOS QUE PODERÍAMOS ALCANÇAR.

      OBRIGADO PELAS PALAVRAS.

      Excluir
    2. Oi eu sou o filho do Francisco de Souza Netto , foi triste mesmo , tinha uma pessoa da praça é nossa só , , mas pelo que leio nos blogs pela net ele era uma pessoa muito bem quista , fico feliz por isso infelizmente não tive tanto contato com ele , infelizmente . um grande abraço a voces .

      Excluir
    3. Oi eu sou o filho do Francisco de Souza Netto , foi triste mesmo , tinha uma pessoa da praça é nossa só , , mas pelo que leio nos blogs pela net ele era uma pessoa muito bem quista , fico feliz por isso infelizmente não tive tanto contato com ele , infelizmente . um grande abraço a voces .

      Excluir
    4. OBRIGADO GUILHERME, PELA SUA PARTICIPAÇÃO.

      GOSTARIA MUITO DE TER UM CONTATO DIRETO COM VOCÊ. SE PUDER ENTRE EM CONTATO NO MEU E-MAIL PESSOAL (le.pedrosa@ig.com.br), POIS SEU PAI, COMO JÁ EXPRESSEI, FOI UM GRANDE ÍDOLO DE MINHA INFÂNCIA E JUVENTUDE.

      UM FORTE ABRAÇO.

      Excluir
  3. O Marcelo Bonfá através de seu twitter disse nesta semana que tentou ajudar o Renato Rocha, mas ele não quis ser ajudado. Assim é difícil saber quem fala a verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SARAH,

      ACREDITO QUE O BONFÁ TENHA RAZÃO NESTE CASO DO RENATO ROCHA. VEJA QUE NO DESFECHO DA MATÉRIA DO DOMINGO ESPETACULAR NO DOMINGO SEGUINTE, A EQUIPE DA RECORD TENTOU UMA INTERNAÇÃO EM UMA CLÍNICA PARTICULAR NO RIO DE JANEIRO, MAS O BAIXISTA SE RECUSOU AO TRATAMENTO.

      REALMENTE A AJUDA SÓ PODE SER REALIZADA QUANDO A PRÓPRIA PESSOA ACEITA SER AJUDADO. ESTE É O MEU PENSAMENTO.

      INFELIZMENTE, PELAS INFORMAÇÕES, RENATO ROCHA CONTINUA DO MESMO JEITO ATÉ OS DIAS ATUAIS.

      Excluir
  4. Fabiano (fbaino.plegiao@zipmail.com,br)28 de março de 2012 às 14:44

    Obrigado por divulgar este blog para o nosso fã-clube - Poesia e Legião. O baixista nunca quis ser ajudado, partiu para o mundo das drogas e nem mesmo sua ex esposa conseguiu suportar, qto mais os integrantes da banda. Somente pode ajudar, quando a pessoa quer ajuda. Isso é o que eu penso.

    ResponderExcluir
  5. allan_ilusom@terra.com.br28 de março de 2012 às 16:18

    E o Raul, nao morreu pobre?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ALLAN,

      O RAUL NÃO MORREU POBRE, ATÉ PORQUE EM SEU ÚLTIMO DIÁRIO DO ANO DE 1989, HAVIAM CITAÇÕES DO PRÓPRIO ROCKEIRO, ONDE DIZIA TER GUARDADO UM DINHEIRO PARA INVESTIR EM APARTAMENTO.

      RAUL SEIXAS HAVIA FEITO 50 SHOWS COM O MARCELO NOVA, QUE FOI UM DOS RESPONSÁVEIS PELA MUDANÇA DE COMPORTAMENTO FINANCEIRO DO NOSSO MALUCO BELEZA.

      POR ESSA RAZÃO, NÃO CITEI O RAUL NESTE TEXTO.

      Excluir
  6. Odair Licciutu – Limeira/SP29 de março de 2012 às 07:00

    A dançarina Lacraia e o garoto Pixote foram outros que acabaram na lama. No esporte fiquei sabendo que o Muller também anda mal, sem falar da mulher do craque Dener que ninguém amparou depois do acidente.

    ResponderExcluir
  7. Ale, adorei o post. O Brasil é um país que não reconhece ninguém, nem suas raízes, nem sua história.

    ResponderExcluir
  8. Ataíde Patrese era o percussor do Amaury Junior e Otavio Mesquita. Fazia a mesma coisa que eles e mesmo no meio de gente rica e importante teve este triste fim. Está ai a prova que andar no meio de gente fresca não resolve nada. Eles só querem saber deles mesmos e pronto

    ResponderExcluir