Marcadores

12 de março de 2012

Trinta e Três Anos Depois

Ainda menino, morando numa casa simples, mas acolhedora, na rua Cônego Valadão, em Guarulhos, tive o primeiro contato com a obra dele, num disco 78 rpm, o famoso “bolachão”, com alguns clássicos musicais que até os dias atuais permanecem imortais.

Os anos passaram, inúmeras músicas emplacaram, mas a simplicidade, o jeito, a tranquilidade e o estilo permaneceram os mesmos, com a mistura do moleque e do malandro que marcam sua personalidade.

Considerados por muitos como um dos percussores do samba carioca, este crioulo apesar de bairrista, com orgulho, levou seu som para todo o país, e inclusive para o exterior, onde se apresentou nos outros quatro continentes.

O sujeito ganhou diversos prêmios, inclusive o Prêmio Shell da MPB em 1991, e no seu currículo além de ícone de uma das grandes agremiações carnavalescas cariocas, coleciona nove lançamentos de livros, o documentário “O Pequeno Burguês”, filme lançado em 2009 e 48 cds compondo sua discografia.

Admirado por pagodeiros, rappers, intelectuais da MPB, roqueiros e até mesmo por músicos eruditos, a unanimidade vem da identificação e qualidade do seu trabalho, com o respeito por seu público, onde não se entregou as modas e nem mesmo ao sistema, nestes 45 anos de carreira.

Nesta caminhada musical já tive o prazer e o desprazer de assistir diversos shows, de todos os estilos musicais, nacionais e internacionais, mas jamais este, que pra mim, particularmente, está na relação dos mais aguardados e esperados, onde graças aos deuses da arte e a oportunidade que o SESC São Carlos está concedendo, deixará de constar do rol dos eventos não vistos, no próximo dia 29 de março, depois de 33 anos após aquele primeiro contato com o clássico disco “Canta Canta, Minha Gente”.

Salve Martinho da Vila, o garoto de 74 anos, um dos mais importantes expoentes da cultura nacional.

@"Canta Canta, Minha Gente"

12 comentários:

  1. Este é o exemplo vivo que respeita a música, os fãs e tem um talento inegável. Para quem tiver a oportunidade, não deixe de assistir o show. Já fui, aprovei e nunca mais vou esquecer. Valeu Alex por colocar um depoimento do velho Martinho, da Vila, do Rio, do Brasil, do Mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBRIGADO, AMIGO.

      O VELHO MARTINHO MERECE TODA A NOSSA ADMIRAÇÃO, PELA PESSOA E PELO ARTISTA QUE AINDA MARCA A CULTURA MUSICAL NACIONAL.

      O SESC ESTAVA REPLETO, E REGADO A ALGUMAS CERVEJAS O SAMBISTA ENCANTOU O PÚBLICO.

      UM FORTE ABRAÇO.

      Excluir
  2. Não tem como perder este show.

    ResponderExcluir
  3. Edvan M. Vicentino. (R. Ivai/PR)13 de março de 2012 às 19:08

    Pena que onde moro não vem nada. Para aqueles que tiverem oportunidade não deixem de ver; deve ser um 'puta' show!!!!

    ResponderExcluir
  4. Estaremos lá. O que vier depois da música MULHERES kkkk é lucro

    ResponderExcluir
  5. Quando o SESC vai trazer o Zeca? Apesar que o Martinho é um cantor que mesmo devagar, devagar, devagarinho conquistou meu coração. Vamos prestigiar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PELO QUE FIQUEI SABENDO, O ZECA AINDA NÃO ESTÁ NA PROGRAMAÇÃO DO SESC SÃO CARLOS. MAS QUEM SABE! A DIREÇÃO DA INSTITUIÇÃO É RÁPIDA NO GATILHO E SURPRESAS SEMPRE APARECEM.

      Excluir
  6. Ednei Campos - Triunfo/RS14 de março de 2012 às 12:41

    Não gosto do Martinho, mas o respeito. Mais rock and roll na veia. Valeu pela reportagem.

    ResponderExcluir
  7. O SESC sempre traz novidades em matéria musical. Nunca imaginei Martinho em São Carlos, terra de sertanejos de tantas outras merdas.

    ResponderExcluir
  8. Luiz M. Pinheiro – Rio de Janeiro/RJ15 de março de 2012 às 08:15

    Noel foi o percussor. Martinho é da mesma vila famosa do samba. Rodas de samba e feijoada são tradições aqui no Rio. Pensei que por ser seu, o blog somente falaria sobre rock. Me enganei. O blog está muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VALEU PELOS ELOGIOS.

      O BLOG NÃO TEM UMA FUSÃO APENAS PARA O ROCK, POIS SERIA DISCRIMINAÇÃO AOS OUTROS ESTILOS MUSICAIS, OS QUAIS TAMBÉM ADMIRO OU RESPEITO.

      VOCÊ CITOU NOEL, QUE NA MINHA MODESTA OPINIÃO, AO LADO DE CARTOLA, E DE ADONIRAM BARBOSA, CONSIDERO COMO OS MAIORES SAMBISTAS DO PAÍS DE TODOS OS TEMPOS.

      UM ABRAÇO.

      Excluir
  9. Ao lado de Zeca, Leci Brandão, Alcione, Bete Carvalho, Jorge Aragão, o Martinho é o porta voz do morro e do samba brasileiro, e que deve sempre ser prestigiado por todos. O blog só cresceu com esta menção.

    ResponderExcluir