Marcadores

15 de março de 2012

O Homem

Ontem no meio da palestra no centro espírita, novamente meu coração deu sinais negativos de uma vida sedentária, conturbada, desgastante e agitada, elementos que me acompanham há algum tempo. Tive a sensação que as pessoas ao redor, percebiam me retorcer, incomodadas pela minha inquietude e talvez pela palidez, diante daquela sensação estranha como fosse uma faca rasgando meu peito.

Aguentei até os 45 minutos do segundo tempo, onde ao término da sessão, não tive outra alternativa, senão buscar por socorro, sendo que aquele incômodo estava insuportável, e o trajeto parecia infinito até chegar na UPA – Unidade de Pronto Atendimento. Tive receio que alguma coisa fosse acontecer enquanto dirigia, já que não enxergava um palmo de distância em minha frente.

Interessante que logo ao entrar no rol principal, nem precisei me manifestar, talvez pelo meu semblante ou por amparar o braço esquerdo, na tentativa de alívio, sendo encaminhado num passe de mágica para a famosa sala P.A. (Pré-Atendimento), onde mediram a pressão arterial e imediatamente me colocaram numa maca, me destinando a “Urgência”.

Apesar de rápido, tive momentos marcantes deitado naquela cama com rodinhas, principalmente quando aquelas lâmpadas do teto passaram como marcadores de rodovias, lembrando uma cena do filme “Eu Te Amo”, com Sônia Braga e Vera Fischer.


Quando percebi, já estava sem camisa, com uma porrada de fios – sensores pregados no meu peito, interligados a um aparelho televisor, que revelava a frequência cardíaca, até me aplicarem uma injeção e sair um papel, tipo extrato bancário, que foi encaminhado ao médico.

Naquele instante questionei comigo mesmo: Será que até aqui, na UPA, ficam sabendo se tenho ou não restrição no meu nome? Tem algum departamento interligado ao SERASA?

Depois de alguns instantes chega o doutor responsável, fazendo diversas perguntas, as quais todos já sabem: Você fuma? Bebe? Faz exercícios? Sexo? Usa droga(s)? Já teve problemas cardíacos? Toma algum remédio? Quanto tempo que começou a dor? Sinceramente pelas perguntas, pela atenção especial da equipe de enfermagem, e pela rapidez que me atenderam, achei que meus minutos no planeta Terra estavam chegando ao fim; até que a dor foi aliviando e a vontade de sair daquela unidade médica foi aumentando.

Sumir de lá era meu único objetivo, principalmente depois de saber que se em uma hora não houvesse uma melhora, seria encaminhado à internação na Santa Casa. Internar? Nem pensar! Mesmo que eu tiver que mentir, até porque os sintomas nada mais foram que “aquela dor no peito, que eu escondi direito, e naquele momento surgiu”, contidas na bula da música “O Homem”, de autoria do saudoso Raul Seixas.

23 comentários:

  1. Seu coração - felizmente - 'guenta' o tranco tanto quanto os velhos 'Scania' guiados pelo Nicolino (popular "Jacó"!).
    A força que faz com ele não pare, é aquela mesma que você sempre compartilhou com quem necessitou, amparando a todos... por isso vc é único!
    Lembra daquela sua camiseta "A Inveja Mata"... então, espero que tenham um coração tão forte quanto o seu!

    Sigo acompanhando suas épicas aventuras,
    Forte Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TEEAGO,

      VOCÊ OU ALGUMA PESSOA JÁ VIU O POPULAR "JACÓ" GUIAR UMA SCANIA, OU QUALQUER OUTRO CAMINHÃO? ISSO É LENDA, MEU VELHO AMIGO. O NICOLAU NUNCA TRABALHOU AQUI NO BRASIL. ELE JÁ CHEGOU APOSENTADO DE PORTUGAL (RS).

      OBRIGADO PELAS PALAVRAS, ONDE TENHO QUE CONCORDAR QUE REALMENTE "SOU ÚNICO", POIS NÃO TEM OUTRO TÃO ALUCINADO, LOUCO, E AINDA COM O ESPÍRITO DO SENTIMENTO NOBRE, CHAMADO "AMOR" (RS).

      Excluir
  2. Vc sumiu ou foi internado? - rs. Saudades e como vc sempre diz para todos - SE CUIDA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VANESSA,

      ADIVINHA? SIMPLISMENTE, S U M I (rs).

      Excluir
  3. Unidade médica com ligação no SERASA é f... Ninguém merece. Espero que vc esteja bem.

    ResponderExcluir
  4. sandratlo_so@hotmail.com16 de março de 2012 às 14:47

    Quando eu estive muito mal de saúde, vc foi uma pessoa que me deu todo apoio, voce sabe disso. Não tem dinheiro que pague o que você fez, por isso eu estou mandando vc se cuidar. Adorei tudo que voce colocou neste site. Continue, mas para isso precisa se cuidar mais. Bjs meu anjo. Sandrinha.

    ResponderExcluir
  5. Pode deixar que cuidarei bem deste coração que bate 4 por 4 se lógica e sem razão, sempre com muita emoção, rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PLAGIANDO AS FRASES HEIN... (RS). ALIÁS, ALÉM DE PLAGIAR, AINDA ACRESCENTOU (RS).

      ESTE HUMOR COM UMA DOSE DE SENTIMENTO, FAZ TODA DIFERENÇA (RS).

      Excluir
  6. Meu irmão, aproveito quando estou internado para descansar um pouco, desligar dos problemas. Saio melhor. Naum tem outro jeitu, entao tenhu que encarar de frente rrssrrss. E naum desista da espiritualidade.

    ResponderExcluir
  7. Fiquei assustada com essa situação...mas acho que você até já sabe qual é minha opinião,né? A internação nesses casos não é tão ruim assim e sim necessário! Às vezes é melhor precaver,né?
    Se cuida!

    ResponderExcluir
  8. Somente Deus sabe quando iremos desta pra melhor. A sua hora vai demorar muito, muitos anos, muitas decadas. Confie em Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ESPERO QUE VOCÊ ESTEJA CERTA (RS).

      CONFIO MUITO EM DEUS, QUE ME DÁ FORÇAS PARA SEGUIR ADIANTE.

      OBRIGADO PELAS PALAVRAS.

      Excluir
  9. Uma das mais lindas músicas de Raulzito. O Homem é filosófica e nos faz pensar sobre tudo que vivemos aqui.

    ResponderExcluir
  10. E ai? Você foi ou não internado? Pelo jeito NÃO! Vai brincando, vai!

    ResponderExcluir
  11. Luciana Veloso - Santa Cruz/RN19 de março de 2012 às 12:20

    Até morrendo você não esquece da obra do mestre Raul. Melhor que morrer ouvindo aquela voz do Xororó. Ai prefiria ir para o inferno mesmo – kkk.

    ResponderExcluir
  12. Já pensou em fazer um post com as respostas do que o médico te perguntou? Vc fuma, bebe, usa drogas, faz exercícios? Gostaria de saber – Eu e um milhão de amigas – brincadeirinha. Beijão.

    ResponderExcluir
  13. Luiz M. Pinheiro – Rio de Janeiro/RJ.19 de março de 2012 às 12:21

    Não concordo que você tenha uma vida sedentária. Ou parou de levantar o copo e arremessar as bitucas? Se cuidar um pouco faz bem. Eu sou o exemplo vivo disso.

    ResponderExcluir
  14. Só você mesmo. Qualquer hora eu apareço para puxar sua orelha. Se ainda der tempo (rs). Pelo que fiquei sabendo você tem filhos pra criar, então pense neles e vá fazer um check-up, tomar suco e comer tomate. Gosto muito de vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RAQUEL,

      TOMAR SUCO E COMER TOMATE? MAS EU JÁ ADERI A ESTA DIETA, E ACABOU NÃO FUNCIONANDO (RS). JÁ A RESPEITO DOS FILHOS, ELES QUE CUIDAM DE MIM, E NÃO EU DELES (RS), POIS RESOLVEMOS INVERTER AS POSIÇÕES DE TRATAMENTOS (RS).

      Excluir
  15. Nossa.....achei o blog muitoooooo a sua cara....o pior (ou melhor) que toda vez q começo ler não consigo parar e quero ler mais e mais.... mto legal mesmo...parabens e continue postando mais pra eu ler mais...

    ResponderExcluir
  16. Conheço muitos que faziam exercícios, não usavam drogas, nao fumavam, nao bebiam e morreram de ataque cardíaco. Já leu aquela tese do Arnaldo Jabor? Exercício mata. Pense nisso.

    ResponderExcluir
  17. estou adorando o blog m/ preciso de mais tempo p/ ler tudo c/ calma. muito diversificado. adorei mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PELOS SEUS COMENTÁRIOS ESPALHADOS PELO BLOG, ACREDITO QUE VOCÊ TENHA ARRUMADO ESTE TEMPO! (RS).

      OBRIGADO PELA PREFERÊNCIA, POR ACOMPANHAR O BLOG.

      Excluir