Marcadores

8 de março de 2012

PERDAS IRREPARÁVEIS

Personagens que fazem parte do meu filme jamais deixarão de atuar, mesmo distantes, ausentes, mas que um dia, quem sabe, poderei encontrá-los.

Voltando a vaga e cansada memória, a primeira grande perda na concepção humana e pessoal, foi da tia Idalina. Por ela fiz a minha primeira promessa, no intuito de sua cura. Mas foi em vão. Lembro que fiquei revoltado e decepcionado com Deus, fato este que ajudou a me tornar um ateu fervoroso, que só mudaria muitos anos depois.

Quando lembro de cada um que partiu, imediatamente vem uma passagem viva, como tivesse ocorrido ontem.

Falar do Carlinhos sem lembrar de bicicleta ou de oficina de moto, e ainda das carteiras de couro que ele fabricava artesanalmente embaixo da escada em sua casa no Gama/DF seria excluir sua própria identidade.

Não tenho como deixar de associar a primeira aeromoça do 14 Bis com a dona Neusa, onde passava semanas em seu apartamento no Rio de Janeiro; as comilanças de carne de porco com o tio Mané; as cobranças de aluguéis na 18 (quadra) onde tinham imóveis com o Rato; a gravata curta a la Didi Mocó com o Zé Coxinha; os últimos conselhos e a premonição do “velho” João Soares antes de sua partida; os palavrões na boca do Miguelão; e as aventuras pitorescas contadas pela tia Iraci.

O cigarro escondido na janela da cozinha da Rose Camargo; as “sacadas” e revolta do João (dono do Bar Tutoya) que preferia beber a atender seus clientes; as risadas do pequeno Nunes; as degustações das cervejas com os olhos vendados do “velho” Asa; a bondade permanente da dona Zoraide, que servia aquelas macarronadas com frango aos domingos; e os porres filosóficos do Laerte Casagrande também não tenho como esquecer.


Ainda parece que aconteceu em alguns minutos atrás quando via os “modelitos” renovados dos vestidos floridos da dona Salomé; a Silvina sentada em seu sofá bem rente a janela com seu copo de “drink”, assistindo tv e analisando o movimento da rua D. Antonia em Guarulhos; a impaciência do Edmar de não estar consertando alguma coisa; ou ainda o Antonio Bispo que não conseguia pegar um ônibus, pois sempre tinha alguém que o levasse para a cidade, tamanha sua popularidade no Varjão.

A minha avó – dona Conceição, que escondia o copo entre as mãos antes de servir o leite ao Pedrosinha, que “roncava” a noite inteira e ao acordar dizia ter tido insônia, que impedia todos de comer um só pedaço de pudim ou experimentar uma só esfiha sem que eu chegasse em casa, também são momentos marcantes.

Mas para fechar o caixão, no bom sentido, não resta dúvida que o Pedrosa, meu velho pai, é o campeão das lembranças. Os bordões “é supi-cumpricado, bichão”, "o cara pode me matar, mas ele não vai ganhar de mim", "vai devagar porra" (enquanto alguém - principalmente o Pedrosinha - dirigia), “você é um babacão” e “vou urinar porque preciso mijar”, entre dezenas de outros me faz entender porque a vida vale a pena, até porque jamais a tristeza superou a felicidade em sua trajetória, por mais difícil que tenham sido os obstáculos enfrentados em muitos trechos.

Todos eles, e outros que deixei de citar, com suas peculiaridades e diferenças, foram responsáveis diretos ou indiretos para a minha formação, e peço que um dia tudo possa ser explicado, principalmente a razão de me fazerem tanta falta.

Fica aquele velho ditado: “Faça para aqueles que ainda estão vivos, pois para aqueles que já foram não tem mais o que fazer”.

9 comentários:

  1. Acabo de reler seu texto pela ‘putaqueparésima’ vez... e não me canso. Lindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VALEU, MEU VELHO! QUANDO TIVER NA "DEPRE", LEIA MAIS VEZES QUE TE FARÁ BEM (RS). UM BEIJO NO SEU CORAÇÃO.

      Excluir
  2. Marcelo dos Santos Laranjo – São Paulo/SP.8 de março de 2012 às 11:27

    Quando fiquei sabendo do blog imaginei que só escreveria sobre rock and roll. Mas está excelente, falando de comportamento, músicas e outros assuntos interessantes sobre a nossa humanidade. Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  3. Essa realmente foi para acabar com o coração da sua velha.Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SEU CORAÇÃO AGUENTA MUITA COISA. PODE FICAR TRANQUILA, ATÉ PORQUE SE ATÉ AGORA ELE AGUENTOU DESPREZO, INGRATIDÃO, INJUSTIÇA E INDIFERENÇA, NÃO SERÁ UM "POST" EMOCIONANTE QUE FARÁ COM QUE ELE NÃO SUPORTE A PRESSÃO. AMO VOCÊ.

      Excluir
  4. Realmente tem pessoas que marcam a nossa vida. Comigo também é assim. Muito bom ler um post destes. Emocionou...

    ResponderExcluir
  5. Todos q vc mencionou de uma certa forma acabei conhecendo,alguns tive um convívio muito grande, vc sabe de quais estou falando!!! Mas a delicadeza e sutileza da sua lembrança a cada um deles, me faz crer q vc "é um escritor", muito prazer em conhecer este seu lado, que eu desconhecia. Amei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "TITIA" LANA, OBRIGADO PELAS PALAVRAS E PELOS ELOGIOS. VOCÊ REALMENTE FOI TESTEMUNHA OCULAR DE UM LONGO PERÍODO. VIVENCIAMOS MUITAS COISAS JUNTOS, E VOCÊ FEZ PARTE DA VIDA DE MUITOS QUE CITEI NESTE POST. UMA HONRA PODER COMPARTILHAR CONTIGO. AMO VOCÊ E O "PADIM" PEDROSINHA. BJS.

      Excluir
  6. Que bom que minha mãe fora lembrada. Isso quer dizer que ganhou um pedacinho do seu coração. Pena ela não estar mais aqui para ver o final dessa história, se é que haverá um final.

    ResponderExcluir